Usando a linguagem Scratch e as plataformas Arduino e LegoMindstorms em Aplicações Educacionais.

  • Andrey Lourenço Garcia
  • Michelli Ramires Teixeira
  • Ana Paula Carvalho de Oliveira
  • Bruna Pardinho dos Santos
  • Nathiely Laiane Moraes Macedo
  • Rafaela Angelo Carneiro
  • Evandro Cantú
  • Orientador – evandro.cantu@ifpr.edu.br

RESUMO

Este trabalho visa apresentar a produção as e aplicações realizados com o ambiente de programação Scratch e as plataformas Arduino e LegoMindstorms, desenvolvidos por alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, integrantes do programa PIBIS (Programa Institucional de Bolsas de Inclusão Social), no Campus Foz do Iguaçu do Instituto Federal do Paraná. O Scratch é uma nova linguagem de programação, ideal para pessoas que estão começando a programar. É muito mais acessível que as linguagens de programação tradicionais por utilizar uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos como blocos de montar. O Arduino é um microcontrolador montado em uma placa de prototipagem eletrônica que pode ser utilizado em múltiplas aplicações. É facilmente programável e pode ser utilizado para automação de dispositivos, acionamento de motores e leds e monitoramento de sensores. O Lego Mindstorms é uma linha do brinquedo LEGO voltada para aplicações de robótica. É constituído por um conjunto de peças de montar LEGO e peças especiais integradas com motores, eixos, engrenagens, polias e correntes, acrescido de sensores e controlados por um processador programável. Tanto o Arduíno quanto o Lego Mindstorms possuem linguagens de programação próprios. Entretanto, é possível reprogramar o firmware destes dispositivos a fim de que possam utilizar versões adaptadas da linguagem Scratch. Desta forma, a linguagem Scratch pode ser utilizada em diferentes contextos, facilitando o diálogo, o trabalho em grupo e a mobilidade dos alunos pelos diferentes projetos em desenvolvimento estes ambientes de programação. Com Scratch é possível a construção de animações e aplicações interativas através da integração personagens, fotos, sons, cenários e outras mídias. No contexto deste projeto, foram construídas com o Scratch histórias animadas e também um ambiente interativo sobre os pontos turísticos de Foz do Iguaçu, na qual o usuário pode transitar por diferentes locais, visualizando fotos e ouvindo sons que remetem ao ambiente visitado. Com o Arduíno foram desenvolvidos aplicações para automação residencial e automação um semáforo, envolvendo o acionamento de relés e leds e o monitoramento de sensores. Com o Lego Mindstorms foram desenvolvidos robôs para participar da Olimpíada de Robótica do IFPR e também uma maquete automatizada de uma grua para construção civil. Devido a sua interface gráfica e seus blocos de programação intuitivos, a linguagem Scratch permitiu aos alunos participantes um contato bastante amigável com o ambiente de programação, o que auxiliou no entendimento de conceitos e das estruturas da lógica da programação utilizadas. Por sua vez, as plataformas Arduino e Lego Mindstorms proporcionaram a possibilidade de construir aplicações para resolver e demonstrar problemas da vida prática. Assim, pretende-se divulgar o potencial destas ferramentas como instrumento de motivação para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados, não somente na área de Informática, e sua capacidade de desenvolver conceitos tecnológicos, bem como a integração destes conceitos com os conceitos da formação geral exigida para o ensino médio.

PALAVRAS-CHAVE: Programação Scratch; Arduíno; Lego Mindstorms.