Perfil do egresso das licenciaturas em física dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

RESUMO

Perfil do Egresso das Licenciaturas em Física dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Noelia Janina Alves Alderete; Alexandre Zaslavsky. (janinalderete@gmail.com) Resumo Este trabalho é fruto do projeto de pesquisa: AS LICENCIATURAS NO ÂMBITO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES E LIMITES, fomentado pelo PBIS. O mesmo, estuda a inserção das Licenciaturas nos Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia (IFs), herança dos antigos CEFETs, que é um assunto um tanto quanto polêmico dada a dificuldade de identificar os princípios norteadores desta inserção bem como as consequências dela para as licenciaturas. Tendo em vista este fato, o foco desta pesquisa volta-se para a identificação do perfil de profissional almejado pelas licenciaturas em Física ofertadas pelos IFs, bem como, das contribuições desta instituição para a valorização dos profissionais da educação, haja vista o caráter de educação tecnológica e profissional dos IFs. Pretende-se investigar tal questionamento por meio da análise do perfil de egresso apresentado no Projeto Pedagógico de Curso, comparando-o com o que é determinado pelas Diretrizes Nacionais para o Curso de Física, em busca de diferenciais. Os já citados Projetos Pedagógicos de Curso, objetos de estudo deste trabalho, forma coletados a partir de buscas na Internet bem como pelo contato via e-mail com os respectivos coordenadores de cursos. Ao total foram identificados por esta pesquisa 54 campi que ofertam as licenciaturas em Física, sendo que foram encontrados o Projeto Pedagógico de Curso de 30 delas. Por meio de uma análise preliminar foi possível observar a consonância com o que o Parecer das Diretrizes determina, com alguma complementação.

PALAVRAS-CHAVE: Perfil de Egresso; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Diretrizes Nacionais.