O perfil das licenciaturas do IFPR sob o olhar crítico de seus acadêmicos que cursam uma segunda licenciatura.

RESUMO

A motivação desse projeto se deve ao desejo de contribuir para a melhora do sistema educacional brasileiro, identificar as dificuldades dos cursos de licenciatura do IFPR, bem como características que façam renovar as esperanças daqueles que já não acreditam em uma mudança educacional, inspirar novas pesquisas e estudos acerca do tema e mostrar a extrema importância com que o assunto deve ser tratado, pois a qualidade da educação de uma sociedade tem desdobramentos em todos os setores da mesma. A proposta educacional inaugurada com os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) tem grande potencial, mas por enquanto, por ser nova, não é claro como se dará a relação das licenciaturas, que são obrigatoriedade nos IFs, e os próprios Institutos, que priorizam a educação tecnológica. O presente projeto busca responder parte da incógnita, estabelecendo um perfil dessas licenciaturas sob o olhar crítico de seus acadêmicos que cursam uma segunda licenciatura. A forma como esse perfil será traçado, nos trará um ponto de vista muitas vezes não considerado quando se discute o sistema de formação de professores brasileiro: a dos próprios professores, que vivem os problemas educacionais no dia-a-dia, e mesmo assim decidiram cursar uma segunda licenciatura. Já sabemos que grande parte da responsabilidade da situação crítica que se encontra a educação brasileira, se deve ao processo de formação de professores. Com esse projeto que busca compreender e traçar um perfil da ainda recém nascida licenciatura dos IFs a partir da visão dos professores que optaram por voltar para a sala de aula como alunos, teremos um mapa (por certo, ainda incompleto) e alguma ideia das diferenças desses novos cursos. O que implica um passo a mais, afim de chegarmos ao objetivo do projeto. A metodologia consiste no envio de questionários aos coordenadores dos cursos, para que distribuam aos seus alunos de segunda licenciatura, recolham e reenviem de volta. Posteriormente o material será analisado a fim de ter o perfil acima mencionado, pra concluir que rumos essa questão está tomando. Atualmente as atividades se encontram na fase de envio dos questionários. Um dos desafios enfrentados se deve a dificuldade em fazer com que os questionários cheguem as mãos dos acadêmicos que o responderão.

PALAVRAS-CHAVE: Políticas Educacionais; Formação de Professores; Avaliação Educacional; Institutos Federais.