Aplicando o lazer no IFPR – Campus Cascavel.

RESUMO

Pode-se supor que a escola sendo um ambiente preocupado em estimular a formação de indivíduos críticos, capazes de refletir sobre suas ações, gera inúmeras discussões sobre como essa formação tem sido construída ao longo dos tempos. Em um mundo onde existe uma preocupação com as aparências, em um mundo onde recebemos influencia direta de hábitos pouco saudáveis, surge a necessidade de analisar como a escola interage frente a esse desafio, especificamente a Educação Física. O Lazer é algo pouco entendido e o mais preocupante pouco praticado na atualidade, Werneck (2003) afirma que o lazer é um tema que desperta interesse de Educadores Físicos, e esse interesse promove o aprofundamento do tema em níveis de graduação e especialização. Dessa forma, oferece soluções para conter os hábitos considerados prejudiciais a saúde por meio de estudos comportamentais, apresentando oportunidades de intervenção para profissionais de diversas áreas do conhecimento. Portanto o referido estudo justifica sua importância ao oferecer uma fundamentação teórico capaz de levantar questionamentos para futuras pesquisas a cerca do tema. Esta pesquisa aponta como foco, a analise das diversas produções científicas acerca do Lazer na escola. Para tanto foi utilizado como metodologia a pesquisa exploratória, por meio de revisão de literatura. Foram analisados o entendimento de autores bem como suas percepções sobre o lazer na escola e sua aplicação na Educação Física Escolar. Destacamos uma tendência de estudos voltados ao jogo, a brincadeira, ao lúdico e a recreação, porém as pesquisas sobre esse lazer na escola, bem como a atuação do Educador Físico frente ao assunto é escasso. Por meio de análise das teorias pedagógicas buscou-se identificar e entender as concepções trazidas pelos diversos autores sobre o lazer. Tais concepções promoveram importantes discussões. Assim concluiu-se que todos os autores estudados apontam o lazer como ferramente de bem estar, sendo necessário uma atenção maior na disseminação dos conceitos e entendimentos acerca do lazer junto aos alunos e educadores. Este estudo não teve a pretensão de findar as possibilidades de pesquisas mas sim de oferecer amparo teórico para a construção de novos artigos e estudos frente ao lazer aplicado na escola.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Física; Lazer; Escola.