Jornal estudantil: a (des)construção da crítica.

  • Jornal estudantil: a (des)construção da crítica
  • João Victor Ribeiro Dos Santos
  • Ana Carolina Bottin da Costa
  • Vanessa da Silva Almeida
  • Patricia de Lara Ramos
  • Orientadora – patricia.ramos@ifpr.edu.br

RESUMO

O Projeto Jornal Estudantil tem como tema principal a desconstrução da crítica e atua como um instrumento que promove a liberdade de expressão dos alunos e, também, a reflexão sobre o meio onde estão inseridos, tendo como principal objetivo a formação do leitor e do redator críticos. Além disso, o jornal procura aliar a teoria da disciplina de Língua Portuguesa à prática, ou seja, o desejo de estimular a produção textual atrelada ao real contexto dos alunos, instigando a pesquisa e a busca por informações para publicação, despertando a curiosidade e demonstrando quão importante é o interesse dos discentes pelo que acontece dentro e fora de sua instituição de ensino. A importância do jornal no âmbito escolar resulta na análise e reflexão de dilemas sociopolíticos, na formação de novas ideias e propostas com o intuito de transformar a sociedade, além de compartilhar conhecimentos e informações condizentes com a comunidade acadêmica, buscando esclarecer questões levantadas pelos próprios alunos. O projeto jornal estudantil justifica-se por dar ênfase nas práticas de leitura e de escrita para a melhor compreensão da realidade a fim de fazer com que os participantes busquem fatos verdadeiros e sejam transparentes ao redigir suas matérias. O projeto contribui com notícias sobre o IFPR Câmpus Cascavel e sobre a comunidade escolar. Metodologicamente, as reuniões e orientações ocorrem semanalmente, de forma dialogada, e conta com a participação de uma orientadora, um colaborador, dois bolsistas e 11 voluntários; o propósito das reuniões é discutir sobre as seções do jornal, determinar os responsáveis por cada coluna, verificar possíveis erros e acertos e estabelecer prazos. Em seguida, vamos a campo, fazemos a coleta de informações e iniciamos o processo das redações. Por fim, quando todos os textos já foram produzidos e revisados, começa a fase de organização para a impressão, incluindo a formatação e o design do jornal. O projeto “Jornal Estudantil: A (Des)construção da crítica” tem suas edições publicadas mensalmente. O projeto já teve muitos resultados no câmpus Cascavel devido às suas criticas construtivas, bem como a demonstração de interesse por parte dos discentes em ter acesso e fazer a leitura do mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Jornal; Reflexão Crítica; Liberdade De Expressão.