Aplicação de metodologias experimentais para o estudo de física no Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo.

RESUMO

O ensino de Física é visto atualmente por muitos alunos como um objeto abstrato, não relacionado ao quotidiano deles, uma disciplina com diversas equações que não são de fato compreendidas, mas sim, apenas decoradas e trabalhadas com a ferramenta matemática, gerando assim um desinteresse muito grande neles. Mediante essa situação, o auxílio de alunos na confecção de aparelhos didático-pedagógicos utilizando materiais do dia-a-dia, tende motivá-los pela Física, assim como os alunos que são beneficiados com esses experimentos em sala de aula, uma vez que eles conseguem observar os fenômenos físicos, relacionar a teoria com a prática, além de se conscientizarem que a Física não requer necessariamente um laboratório com equipamentos sofisticados de alto custo, mas sim, que apenas utilizando materiais simples é possível também trabalhar com experimentos, como é o caso do presente trabalho, o qual objetiva demonstrar o princípio de Pascal por meio da confecção de uma miniatura de escavadeira hidráulica. Para isso, foram utilizados materiais como seringas descartáveis, peças de MDF, mangueira de aquário, abraçadeiras, lata de molho de tomate, garrafa pet, água, e materiais descartados pela construção civil como canos de PVC e parafusos. O funcionamento da escavadeira é baseado na transmissão de pressão, que ocorre quando uma das seringas é puxada ou empurrada, dessa forma movimentando a outra seringa que está interligada a ela por meio de uma mangueira. O protótipo está pronto e os testes para verificar o seu funcionamento estão sendo realizados. Pode-se concluir que o presente trabalho ao ser utilizado adequadamente como uma ferramenta didática, auxilia aos alunos a compreensão de fenômenos físicos, e também que, o uso de materiais recicláveis remete a uma prática de sustentabilidade, pois boa parte dos materiais usados seria descartada no lixo. Este trabalho é parte de um projeto de extensão implantado no campus Cascavel que confecciona experimentos de baixo custo, preferencialmente recicláveis, para o ensino de Física.

PALAVRAS-CHAVE: Princípio de Pascal; Escavadeira Hidráulica; Sustentabilidade.