A (im)possibilidade uma educação crítica na educação técnica e tecnológica do IFPR.

RESUMO

Nesse trabalho analisaremos os textos filosóficos de Immanuel Kant, Adorno e Hokheimer, visando a analise da teoria crítica da educação e sua articulação. Kant logo no inicio de sua obra é claro e direto: “Esclarecimento é a saída do homem da sua menoridade, da qual ele próprio é culpado” (KANT, 2008, p. 63) Quando o esclarecimento é alcançado, o individuo passa a ter clareza daquilo que se faz podendo assim agir com autonomia, e assumir a liderança de seus própios passos. Kant afirma: “para este esclarecimento, porém, nada mais se exige senão a liberdade” (KANT, 2008, p. 65), é essa que da a capacidade de fazer uso público da razão, então através dessa chegamos a pedagogia kantiana, a qual afirma que o uso público da razão é: “aquele que qualquer homem, enquanto sábio, faz dela diante do grande público do mundo letrado” (Kant, 2008, p. 66), sendo assim ditam a normas que todos tem de a obedecer, sendo eles esclarecidos ou não, criando um grupo cada vez mais esclarecido, e outro cada vez menos livre. Para contrapor essa concepção de esclarecimento, apoiamo-nos no texto de Theodor Adorno e Max Horkheimer intitulado “Dialética do Esclarecimento” Nas palavras de Adorno e Horkheimer “o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posição de senhores” (1985, p. 17), e como afirmação Bacon, “o pai da filosofia experimental”, faz uma analise de que a superioridade do homem está no saber, disso não há dúvida, e vai mais afundo dizendo que a técnica é a essência desse saber, desse saber, que não visa conceitos e imagens, nem o prazer do discernimento, mas o método, a utilização do trabalho de outro, o capital. Com o esclarecimento, o mundo é desencantado e agora os mitos que era o próprio produto do esclarecimento recaem como vítima, nesse sentido, Adorno enfatiza que: “O mito converte-se em esclarecimento, e a natureza em mera objetividade. O preço que os homens pagam pelo aumento de seu poder é a alienação daquilo sobre o que exercem poder. O esclarecimento comporta-se com as coisas como o ditador se comporta com os homens. Este conhece-os na medida em que pode manipulá-los. Nessa metamorfose, a essência das coisas revela-se como sempre a mesma, como substrato da dominação.” (ADORNO, 1985, p. 21). O conhecimento é totalitário e dominador, a dominação se torna possível pela alienação ou pelo distanciamento existente entre os que mandam e os que obedecem. A relação existente entre esses pólos é mantida porque há manipulação. Podendo assim afirmar que o conhecimento determina as relações de poder de um grupo sobre outro, ao qual o grupo submisso se dá por falta de conhecimento ou esclarecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Esclarecimento; Teoria Crítica; Educação.