Construção de jogos didáticos para ensino-aprendizagem de espanhol com fins específicos.

 RESUMO

O presente projeto de inovação visa à construção e a elaboração de jogos didáticos em espanhol com fins específicos. A atividade envolve alunos do Ensino Médio Integrado que contribuem com seus conhecimentos técnicos para a produção de jogos e atividades lúdicas com o propósito de aproximar a língua estrangeira ao curso a que se dedicam. Os alunos produzem jogos com conteúdos que estudam nas disciplinas técnicas, porém em língua estrangeira e que são aplicados em sala de aula para assim possibilitar ao aprendiz a percepção de que os conteúdos podem ser multidisciplinares e que a língua estrangeira é importante para sua formação. São confeccionados jogos a partir de materiais reciclados inutilizados pelo campus no intento de responder aos temas transversais propostos para o ensino de línguas estrangeiras, bem como aos princípios de educação ambiental em escolas sustentáveis. A proposta de elaboração dos jogos didáticos se dá pela ausência de materiais em língua estrangeira destinados ao ensino técnico, pois os materiais disponíveis no mercado estão voltados para o ensino de línguas no ensino médio regular e, a demanda encontrada no IFPR requer que haja a convergência dos temas do ensino médio aos temas do ensino técnico. A necessidade destes materiais e as práticas de educação ambiental no campus fomentam a proposta, uma vez que há a possibilidade de se utilizar o papel inutilizado no campus para a produção de papel reciclado e usá-lo na confecção dos jogos voltados às demandas de conteúdo técnico adequado aos cursos ofertados. Assim, o caráter de lúdico em sala de aula proporciona um olhar diferenciado aos alunos dos cursos técnicos.

PALAVRAS-CHAVE: Jogos Didáticos; Ensino de Espanhol; Espanhol Língua Estrangeira.