Arte como linguagem na proposta de educação ambiental.

  • Lígia Maffessoni Penia
  • Juliana de Toledo Nabosne
  • Heloísa Ieski
  • Julia Gabriela Santi Marchini
  • Marina Persegani Amaral
  • Milena Schmal Meirelles
  • Paula Regina Wolaniuk Ripel Salgado
  • Thiago Betim Van Den Bylaardt
  • Adriana da Silva Santos
  • Orientadora – adriana.silvasantos@ifpr.edu.br

RESUMO

A educação ambiental é considerada, pelo Conselho Federal de Educação, não uma disciplina a mais no currículo escolar, mas uma perspectiva educacional que deve permear todas as outras. Considerando a crescente utilização dos recursos naturais, a educação ambiental tem ocupado um papel relevante na sociedade atual, sendo de grande importância o trabalho transversal de temas como diversidade e sustentabilidade em suas formas variadas. A arte participada busca de sentido para a realidade individual e social de nós humanos. Por ser um produto e registro nosso de emoções, vivências e de pesquisas, a atividade artística pode propiciar interações com o ambiente que possibilitem conhecê-lo, manuseá-lo, transformá-lo. O objetivo geral é utilizar a arte, através da fotografia, como fio condutor para o desenvolvimento e fortalecimento de processos de educação ambiental junto a alunos do ensino fundamental de instituições de ensino de Curitiba e grupos comunitários organizados. Assim, o presente projeto caminha com o propósito de promover ações que integrem a arte às reflexões relacionadas à temática ambiental, fazendo o diálogo e a construção de processos de educação ambiental entre acadêmicos do ensino profissionalizante do IFPR, ensino superior e comunidade. Com base no conteúdo abordado nos componentes curriculares de ciências (do ensino fundamental) e de biologia (ensino médio), as ações são trabalhadas de forma complementar ao “Projeto de Extensão Floresta-Escola”, realizado pelo Laboratório de Paisagismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Através do projeto “Floresta-Escola”, os participantes, crianças e jovens, desenvolvem atividades de interpretação dos elementos da natureza e identificação de árvores em uma trilha dentro de um fragmento florestal localizada no Câmpus III (Jardim Botânico) da Universidade. Alguns resultados alcançados até o momento são a consolidação do Grupo Arte-Educação Ambiental no IFPR (Câmpus Curitiba), o estabelecimento de um calendário de atividades integradas na trilha com o grupo do projeto “Floresta-Escola” e a organização de uma oficina de fotografia ambiental para alunos e colabores do Laboratório de Paisagismo, visando o aprimoramento da documentação das atividades desenvolvidas.

PALAVRAS-CHAVE: Arte-educação; Educação Ambiental; Meio Ambiente.