Verificação dos impactos causados na comunicação pela atividade teatral desenvolvida por alunos do IFPR: Câmpus Curitiba, nas escolas estaduais e municipais deste Município.

  • Bianca Cavalcante Bileski
  • Augusto José Schuchovski
  • Adriano Willian da Silva
  • Bruna Carolina de Carvalho
  • Cristina Maria Ayroza
  • Gabryela Tomio Pinheiro
  • Nilamar Siqueira
  • Sileide Frazão Turan Salvador
  • Orientadora – sileide.frazao@ifpr.edu.br

RESUMO

Nesta proposta, destaca-se o papel do teatro como forma lúdica de aprendizagem na educação, propiciando caminhos para que a escola, professores e alunos interajam de forma criativa, produtiva e participativa. O objetivo geral é apresentar peças teatrais ao público escolar, despertando a identificação e a interação com a ação teatral e seus significados, explorando-os e ampliando-os de modo criativo e participativo, incluindo a intenção de “transformação” no público-alvo. Objetivos específicos- Visibilizar a linguagem teatral entre o público estudantil. Otimizar a comunicação entre o IFPR- Campus Curitiba e as Escolas locais. Ampliar as competências linguísticas de alunas e alunos. Abordar um estudo linguístico voltado para o teatro e para as relações sociais de interação. Levantar dados sobre os impactos da ação. No âmbito da comunidade escolar externa, o projeto procura estimular o indivíduo no seu desenvolvimento mental e psicológico, buscando construir uma educação para a multiculturalidade. Para a concretização deste projeto foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa que é um modelo que “explora as características dos indivíduos e cenários que não podem ser facilmente descritos numericamente”, considera que a expressão teatral, pautada nos objetivos educativos, deve enfatizar que as representações não devem suprimir a diversão, o prazer no espetáculo. Há elementos teóricos e metodológicos, como: o estranhamento, a reflexão e a proposta lúdica. Todos interligados pela finalidade de levar a plateia e os participantes a refletir sobre as injustiças sociais num contexto de diversão e inserir na encenação interpolações carregadas de significado. Para alcançar os objetivos propostos, o projeto está dividido em duas etapas metodológicas. Na primeira etapa, de cunho quantitativo, destacam-se os questionários, visando o levantamento estatístico. Na segunda etapa, de cunho qualitativo, buscam-se as opiniões, as representações e percepções, pelas entrevistas. Os resultados obtidos até o momento são alunos dos cursos Integrados do IFPR envolvidos na apresentação da peça: Auto da Barca do Inferno, Autor Gil Vicente, tendo previsto primeira apresentação no dia 06/09/2014, na Associação Alvorecer. Na apresentação será observado como os alunos relacionaram os temas das obras com o cotidiano vivido, bem como os impactos no público-alvo.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem; Educação; Linguagem Teatral.