Geometria dinâmica geogebra: possibilidades de investigação.

RESUMO

Esse estudo tem como objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa realizada no ano de 2013, com um grupo de estudantes de uma escola pública da região de Curitiba. Os resultados preliminares indicam a necessidade de se intensificar pesquisas relacionadas com a utilização dos recursos tecnológicos para o ensino da geometria plana, dentre esses, destacam-se o uso do software livre de geometria dinâmica, o Geogebra. Nessa pesquisa, a Engenharia Didática foi utilizada como metodologia de investigação, na medida em que possibilita extrair relações entre pesquisa e ação nas sequências didáticas desenvolvidas. Destacam-se assim, a dinâmica sequencial das fases da Engenharia Didática, constituídas de: análises preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação. Dentre os resultados obtidos, observa-se que apenas 8% dos estudantes do 7º e 8º ano do ensino fundamental possuem um conceito formal de quadriláteros, sendo que a maioria dos alunos pesquisados apresenta apenas, uma ideia intuitiva na análise das questões abertas. Numa análise posterior, com questões fechadas contendo representações geométricas, observa-se que, apenas 8% desses estudantes compreendem a representação geométrica de quadriláteros. Esses dados comprovam a necessidade de aprofundamento dos estudos relacionados à geometria plana e ao uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende contribuir para a transformação desses dados, através da implementação de um software de fácil manuseio e compreensão que auxilie o aprendizado mais eficaz dos estudos que compõem elementos da Geometria Plana.

PALAVRAS-CHAVE: Geometria; Geogebra; Engenharia Didática.