Aprendizado de química por meio de experimentos

RESUMO

O objetivo do nosso projeto é ensinar Química através da experimentação, observação e reflexão sobre os fenômenos que ocorrem com a matéria. Para tanto, dedicamo-nos à metodologia de pesquisar, testar, preparar, otimizar e promover experimentos que auxiliem a compreensão da Química, tendo sempre o cuidado de procurar práticas que possam ser facilmente reproduzidas em outras instituições de ensino. Ao final do período vigente das bolsas, os estudantes produzirão uma coletânea com os melhores ou mais marcantes experimentos. Cabe aqui apresentar algumas poucas práticas realizadas de maior impacto, quer seja pelo caráter visual ou por destaque de aprendizado. A primeira foi a do vulcão de Dicromato de Amônio [(NH4)2Cr2O7]: Após aquecermos este composto (fornecendo a energia de ativação para que a reação ocorra), a reação exotérmica ocorre, de maneira que a matéria se projeta e ocorre emissão de luz, lembrando a erupção de um vulcão. Inicia-se uma reação inorgânica de decomposição do Dicromato de Amônio, com formação de três produtos: Gás Nitrogênio (N2), Óxido de Crômio III (Cr2O3) e Vapor de Água. Este óxido é um sólido que aumenta de volume, e os gases liberados projetam um pouco deste, lembrando as cinzas expelidas por um vulcão. A segunda experiência foi a dos indicadores de acidez e basicidade: Produzimos um caldo à base de repolho roxo, alíquotas desta solução foram misturadas com ácidos e bases, revelando diversas colorações relacionadas diretamente com suas concentrações. Por fim, apresentamos aqui o experimento de cromatografia: Utilizando tiras de papel de filtro (de café) observamos a decomposição da tinta, em álcool, de diversas canetas em função de sua composição. Estas práticas foram relacionadas diretamente com os seguintes conteúdos da disciplina de Química: (1) classificação de reações químicas, (2) funções inorgânicas e (3) interações intermoleculares. Os experimentos apresentaram efeitos colaborativos no aprendizado dos bolsistas. Os bolsistas foram capazes de compreender a necessidade da evolução científica e sua relação com a sociedade na qual está inserido, bem como, o desenvolvimento da criatividade e a capacidade de adaptação, a fim de propor soluções para problemas e situações-problema do cotidiano. Os participantes puderam compreender fenômenos diversos e, principalmente, tiveram intenso contato com a pesquisa científica em diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir/construir conhecimentos.

PALAVRAS-CHAVE: Química; Experimentos; Ácido e Base; Cromatografia.