Auxílio de softwares livres na aprendizagem de física.

RESUMO

O mundo está avançando constantemente tanto no ponto de vista tecnológico quanto educativo. As novas gerações estão acostumadas a usar os meios tecnológicos computacionais, porém a maioria desfruta desse meio apenas para o entretenimento, apesar desses meios proporcionarem uso para expandir o conhecimento. O objetivo deste trabalho é conseguir unir o uso desses meios com a ampliação do conhecimento. Para isso, está sendo feita uma pesquisa de softwares livres, tais como: simuladores, gráficos e calculadoras que usam fórmulas para verificação de contas matemáticas. O objetivo é verificar quais desses softwares podem ser utilizados como meio de auxílio para o estudo na área de física, com foco nos alunos do ensino médio, buscando especificamente por softwares livres (gratuitos) que possibilitem maior acesso para todas as camadas sociais – estudantes de colégios públicos e privados. O primeiro passo da pesquisa consta em organizar os conteúdos da disciplina de Física do ensino médio, vinculando a esses conteúdos exercícios de edições realizadas da Olimpíada Brasileira de Física. No segundo passo, esses exercícios serão resolvidos passo a passo, sem o uso de software, buscando simular como o aluno encontraria a solução utilizando “apenas papel e lápis”. A partir disso, como terceiro passo, os softwares elencados anteriormente serão utilizados para auxiliar à solução dos mesmos exercícios. Após a realização das três etapas, será efetuada uma comparação dos dois modos de solução do exercício, considerando o tempo gasto e a facilidade em atingir a solução. A pesquisa, portanto, será relevante para demonstrar o uso desses softwares, fornecendo uma solução alternativa para estudantes que querem expandir seu conhecimento na área de física.

PALAVRAS-CHAVE: Softwares; Educação; Auxílio; Física; Solução.