SteamCode: jogo para ensino de lógica de programação.

  • Bianca Duffeck dos Santos
  • Denise Maria Vecino Sato
  • Carla Hamel Wojcik Garcia
  • Marcos Aurelio Pchek Laureano
  • Mateus Mello de Oliveira
  • Denise Maria Vecino Sato
  • Orientadora – denise.sato@ifpr.edu.br

RESUMO

O objetivo do trabalho é, através de um jogo, proporcionar uma ferramenta para auxiliar professores de Lógica de Programação. Um dos motivadores é o alto índice de reprovação dessa disciplina, que pode estar associado a quantidade de conceitos abstratos que os alunos devem compreender. A proposta é transmitir esse conteúdo através de uma linguagem atual, o jogo, chamando atenção da nova geração. O conceito da arte e narrativa do jogo se baseia no estilo steampunk, que é uma ramificação de ficção científica englobando universos futuristas em épocas anteriores as invenções tecnológicas. A mecânica do jogo permite ao jogador explorar as cidades criadas com essa temática, realizando desafios que o permitem seguir adiante. Nele há três cidades, onde as máquinas evoluíram a partir do vapor e não da energia elétrica, cada uma ambientando um assunto: (i) variáveis e estrutura sequencial, (ii) estrutura condicional e, (iii) estrutura de repetição. O personagem principal, Melchior Blackhine, é filho de inventores das máquinas de vapor e desde pequeno, gostava de brincar com protótipos de seus pais. Porém, a mãe de Melchior desenvolveu um sistema onde as máquinas podem funcionar utilizando blocos de lógica. Melchior busca, dentro do jogo, construir novas máquinas com essa abordagem. O jogador, no papel de Melchior, deverá explorar as cidades, onde encontrará NPCs (personagens não jogadores) que vão lhe propor desafios lógicos. A cada desafio, ele deve ordenar corretamente blocos de operações lógicas. Os próximos desafios e cidades serão liberados a medida que o desafio atual for cumprido corretamente. Com isso, pretende-se criar um ambiente onde o aprendizado dos conceitos de lógica se torne uma tarefa desafiadora. O jogo desenvolvido será aplicado dentro do IFPR, em cursos que contém a disciplina de Lógica de Programação, para uma validação da abordagem utilizada.

PALAVRAS-CHAVE: Lógica; Lógica de Programação; Steampunk; Ferramenta de Aprendizagem.