Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional para professores das escolas de Curitiba.

  • Lucas Amon Rodrigues de Castro
  • André Luis Ribeiro
  • Alvaro Rogério Cantieri
  • Fábio Luiz Pessoa Albini
  • Juan Antonio Andrion Moreira
  • Lucas Alves Coutinho Gehlen
  • Marlon de Oliveira Vaz
  • Sheila Cristiana de Freitas
  • Marcos Aurelio Pchek Laureano
  • Orientador – marcos.laureano@ifpr.edu.br

RESUMO

Através do ensino da robótica educacional nas escolas fundamentais é possível, de forma descontraída, ensinar diversos princípios e fundamentos da matemática e da física, além de outras disciplinas. O projeto de caráter extensionista “Desenvolvimento de oficinas de robótica educacional para professores das escolas de Curitiba” tem como objetivo principal incentivar a robótica educacional nas escolas, privadas ou públicas, da cidade de Curitiba. Para cumprir com o principal objetivo do projeto, foi incentivada a criação de seis equipes de robótica no Câmpus Curitiba. Através do incentivo interno no Câmpus, os bolsistas se dedicam ao estudo da robótica educacional, em diferentes linguagens de programação, preparando-se para as competições, assim qualificando-os ao auxilio das escolas parceiras do projeto. Afinal, a maior dificuldade para a utilização da robótica, em escolas públicas, é a escassez de cursos específicos para a formação de professores ou técnicos em robótica educacional. Além disso, esses professores não são preparados para estabelecer o paralelo entre o conhecimento adquirido em sala de aula, tais como matemática, física e biologia com a robótica. Desde do início das atividades do projeto, foram organizados encontros e competições internas e/ou externas ao IFPR. Esses eventos proporcionam um estudo mais aprofundado do que robótica educacional pode oferecer a seus usuários através da interação com as comunidades externas fortalecendo laços e rendendo uma troca de experiências e conhecimentos. Uma das escolas beneficiadas pelo projeto é a Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva. Os bolsistas envolvidos no projeto foram capazes de auxiliar no treinamento das equipes da escola para a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica), as quais obtiveram os três primeiros lugares no evento. O auxílio foi possível devido às experiências obtidas através da robótica no Câmpus Curitiba, como também a própria Olimpíada de Robótica do IFPR, sediada em Paranavaí, que teve como vencedora uma equipe do Câmpus local.

PALAVRAS-CHAVE: Robótica, Ensino, LEGO, Olimpíada de Conhecimento, Programação.