Conversando com alunos do ensino médio sobre as influências culturais ocorridas no Brasil: uma homenagem às imigrações.

  • Emerson Bevenuto de Lima Junior
  • Andressa Bilha Cruz
  • Cler Rosane Coldebella Muraro
  • Layani Crystini Antonio da Silva
  • Bruno Vinicius Noquelli Lombardi
  • Orientador – bruno.lombardi@ifpr.edu.br

RESUMO

O trabalho visa proporcionar aos alunos do IFPR e possíveis estudantes da comunidade externa, o desenvolvimento de um conjunto de conceitos e ideias que promovam sua formação como cidadão e da sua criticidade, por meio da exposição das características culturais de diversos países na forma de palestras Os temas estão relacionados a cultura dos principais imigrantes que se instalaram no Brasil, sendo estes oriundos de países como a Itália, Japão, Alemanha, entre outros. Ao iniciar o projeto, foi promovida uma reunião entre o coordenador, colaboradores e bolsistas com o intuito de definir quais as nações e suas características que seriam abordadas, para que houvesse uma efetiva formação cultural do público-alvo. Nas palestras, estão sendo abordados diversos aspectos, tais como: localização geográfica, influências linguísticas, danças, trajes e pratos típicos e símbolos nacionais. Ocorre também uma homenagem ao país, em forma de dança, pelos alunos do ensino médio integrado. Ao final do projeto, haverá a aplicação de um questionário aos estudantes, com o intuito de detectar qual foi a importância dessas discussões para a sua formação cultural. Espera-se que as informações contempladas nas palestras tenham possibilitado um maior entendimento dos estudantes a respeito da importância das imigrações para o Brasil e como cada país influenciou os costumes e tradições em nossa nação.

PALAVRAS-CHAVE: Imigração; Formação Cultural; Influência Linguística; Tradição; Ensino Médio.