O uso de MMORPG para estudos sociais.

  • Lucas Lopes Cantidio
  • Joao Vitor Borges
  • Wylliam Salviano Gongora
  • Olavo Jose Luiz Junior
  • Orientador – olavo.junior@ifpr.edu.br

RESUMO

O presente projeto visa criar um jogo da categoria de MMORPG (Massively Multiplayer Online Role-Playing Game) com o intuito de implementar um sistema diferenciado de outros jogos já existentes. Nessa versão diferenciada de MMORPG, os reinos ou áreas seguras são todos controlados não aleatoriamente, mas com a ação direta do jogador. O projeto deixaria os reinos em total controle do jogador que, por meio de sua estratégia, consegue dominar o reino inimigo, assumindo o controle. Assim, o próprio jogador deveria então administrar o reino que dominou, e os outros jogadores com pouca força ou poder militar, devem então fazer parte da milícia de algum rei e construir alianças, para poder se tornar mais fortes e assim construir seu próprio reino ou dominar outros. Mas mesmo em um mundo em total poder dos jogadores, o jogo prevê que tenhamos alguns NPC (No Playable Character) que seriam, por exemplo, parte do exército dos jogadores ou vendedores, compondo assim o complexo cenário de atividades conflituosas para busca do poder. Um dos objetivos de pesquisa é utilizar o resultado da experiência dos usuários com o jogo para que possam ser feitas observações sociológicas, como por exemplo as relações de poder entre os indivíduos, já que os jogadores terão total controle sobre o seu reino e sobre seus súditos, além da possibilidade de dominação territorial e social.

PALAVRAS-CHAVE: Gameficação; MMORPG; Jogos Eletrônicos.