A experiência da equipe K29 na I Olimpíada de Robótica do Campus de Assis Chateaubriand.

  • Fellipe Augusto Filipim Lavaqui
  • Andrey Augusto de Oliveira Vilanova
  • Alex Miyamoto Mussi
  • João Henrique Spadini
  • Júnior Gabriel Caselato
  • Wylliam Salviano Gongora
  • Darlan Roque Dapieve
  • Orientador – darlan.dapieve@ifpr.edu.br

RESUMO

A realização de Olimpíadas de Robótica tem sido utilizada como instrumento para a melhoria do Ensino Fundamental e Médio em escolas de todo o Brasil. No Instituto Federal do Paraná, Campus Assis Chateaubriand, foi realizada no dia 30 de maio de 2014 a 1ª fase da Olimpíada de Robótica interna do Campus onde participaram da competição 10 equipes compostas por alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Nesta fase o objetivo da competição consistiu na montagem e programação de robô utilizando os Kit LEGO® Mindstorms® 9797 e 9695 para atuar como seguidor de linhas capaz de vencer obstáculos em seu caminho, como curvas, encruzilhadas, Gap’s de linha, redutores de velocidade e obstáculos físicos sobre a linha. Para cumprir o objetivo a equipe optou pela divisão de tarefas, parte da equipe, composta pelos alunos Leonardo e Andrey, se dedicou a montagem física do robô e outra parte, formada pelos alunos Junior e João, concentrou esforços na programação do robô. Ao capitão da equipe, Fellipe, coube a função de fazer a integração e auxílio aos dois grupos. Além disso, a equipe contou com a orientação do Professor Darlan que sempre buscou incentivar a equipe, além de fornecer explicações teóricas e práticas quando necessário. Para a programação do robô foi utilizado software LEGO® Mindstorms® NXT v2.0. Para a implementação da parte mecânica do robô foram utilizados dois motores para sua propulsão, dois sensores infravermelho para atuar como seguidor de linha e um sensor ultrassônico para detecção de obstáculos a frente, além de peças diversas que compunham a estrutura do robô. Neste processo de desenvolvimento do robô para a competição o correto posicionamento dos sensores e a programação a ser utilizada para a superação dos obstáculos do redutor de velocidade e desvio do objeto foram as principais dificuldades encontradas. A superação do redutor de velocidade foi conseguida com interações da calibração dos motores de propulsão do robô aliada a alterações na estrutura mecânica do robô. Já para o vencimento do obstáculo físico, foi optado por alocar o sensor ultrassônico à frente do robô, pois nesta configuração percebemos melhor eficiência na superação, aliada a calibração do ângulo e deslocamento no desvio do obstáculo. No dia da competição, a prova foi dividida em duas etapas, onde cada uma seria realizada em pistas diferentes. Na primeira etapa, a equipe não obteve sucesso devido a incorreta calibração dos sensores infravermelhos, causando falha de progresso do robô nas 3 tentativas. Para a segunda etapa, a calibração foi corrigida e o robô venceu todos os obstáculos na primeira tentativa registrando pontuação máxima da pista (140 pontos). Ao final da competição, a equipe K29 sagrou-se campeã com o total de 140 pontos obtidos. A participação na competição nos permitiu o aprendizado de diversos conhecimentos, desde mecânica, eletrônica e programação até o desenvolvimento de planejamentos de tarefas com o trabalho em equipe sendo praticado durante todo o processo, isto nos proporcionou uma experiência prazerosa e uma forma divertida de aprender.

PALAVRAS-CHAVE: Lego Mindstorms; Olimpíada IFPR de Robótica; Robô; Programação; Obstáculos.