Formando pequenos leitores

  • Nathalia Aparecida dos Santos
  • Layani Crystini Antonio da Silva
  • Andressa Bilha Cruz
  • Cler Rosane Coldebella Muraro
  • Orientadora – cler.muraro@ifpr.edu.br

RESUMO

A proposta da Biblioteca do Câmpus Assis Chateaubriand em criar um espaço para a Contação de Histórias para alunos do Ensino Fundamental de Escolas do Município vem de encontro com a necessidade de despertar esses alunos para o sentido da leitura, que vai além da leitura de palavras, de frases ou textos. A leitura é compreendida como parte de um processo que permite desenvolver o indivíduo de forma plena em suas competências de ler e entender o mundo, transformando-o num ser crítico integrante da sociedade e principalmente, apto a transformar sua realidade.O aprendizado da leitura acontece na medida em que se adquire vivência, pois a relação do que se lê muitas vezes vai de encontro às experiências pessoais no cotidiano em que se está inserido. Dessa forma, pretende-se desenvolver este projeto voltado à prática de leitura, para proporcionar aos alunos e demais envolvidos o encontro com a literatura infantil, suas nuances e descobertas. Este projeto tem como objetivo geral despertar o gosto pela leitura, pelo livro e pelo uso da Biblioteca. Através de atividades desenvolvidas após a Contação de história, incentivar as manifestações artísticas e culturais, como forma de inserção social dos alunos na Biblioteca do IFPR – Câmpus Assis Chateaubriand. Os momentos de Contação de história acontecerão na Biblioteca do Câmpus, num espaço organizado para esta finalidade. A Biblioteca dispõe de livros infantis para a Contação das histórias e para o manuseio e leitura dos alunos após as atividades propostas. Prevê-se, para a execução deste projeto, reuniões com representantes da Secretaria de Educação do Município, para viabilizar o agendamento de turmas das Escolas Municipais, de forma a contemplar um número variado de escolas. Os alunos envolvidos Nas atividades do projeto terão a oportunidade de ter seus horizontes ampliados, inseridos num ambiente com materiais atualizados e acolhidos de forma a criar cumplicidade entre suas necessidades culturais e de formação, o que os tornará indivíduos mais humanizados e aptos ao senso crítico. Dessa forma, os estímulos oferecidos proporcionarão a difusão da leitura na comunidade em que residem, transformando a sua própria história de vida enquanto leitores, instigando sua humanização e refletindo em suas escolhas enquanto ser integrante da sociedade. Os orientandos participarão dos encontros com o orientador e os co-orientadores a fim de compreenderem suas atribuições para o desenvolvimento do projeto. Suas tarefas serão executadas sob a supervisão dos orientadores. Além disso, os bolsistas participarão na organização prévia e durante as apresentações de Contação de história.

PALAVRAS-CHAVE: Educação; Leitura; Acesso à leitura; Biblioteca; Escola Municipal.