Cinema na escola: um olhar crítico para a sétima arte.

  • Maria Tereza Bortoletto
  • Beatriz Venandi dos Santos
  • Andressa Bilha Cruz
  • Bruno Vinicius Noquelli Lombardi
  • Cler Rosane Coldebella Muraro
  • Layani Crystini Antonio da Silva
  • Miriam Beatriz Peringer de Castro
  • Kátia Cristiane Kobus Novaes
  • Orientadora – katia.novaes@ifpr.edu.br

RESUMO

O cinema é uma arte poderosa que oferece muitas possibilidades de reflexão e aprendizado. Assim, o recurso do cinema trona-se ferramenta de apoio fundamental para contextualizar a discussão de determinados temas propostos pelo professor e de prazerosa análise para os alunos. A Sétima Arte traz em si uma inovação na forma de se fazer uma leitura de mundo com imagens, músicas, sons e textos. O filme traz uma forma de contar multilinguística. Desta forma,o presente projeto, ao proporcionar o estudo, debate e reflexão de obras cinematográficas oferece ao estudante um aprendizado com maior plenitude a partir de sua vivência concreta. Além disso, fomenta a pesquisa a partir dos temas lançados para a produção textual, levando o aprendizado para além da sala de aula. Assim, tem-se como objetivo incentivar as atividades culturais no município e o desenvolvimento social dos jovens, promovendo debates que despertem a análise, o conhecimento, a comunicação e a criticidade. Com este intuito, são feitas reuniões para a definição dos títulos, são promovidas as pesquisas e o estudo, a curadoria, divulgação da sessão, execução pública das obras e sua apreciação crítica. A seleção dos filmes consideram critérios como a relevância da abordagem dos temas para os alunos do campus e para a realidade do público alvo e da sociedade local.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema; Aprendizado; Criticidade.