Aperfeiçoando a pronúncia da língua inglesa através da leitura de textos técnicos em voz alta.

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  • Pedro Augusto dos Santos Baleroni
  • Árida de Freitas Cantão
  • Sandra Valéria Dalbello de Mesquita
  • Orientadora – sandra.dalbello@ifpr.edu.br

 

RESUMO

O ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira tem como prioridade, de acordo com as Diretrizes Curriculares, o foco em leitura. Sendo assim, torna-se importante enfatizar a prática em leitura aplicada em sala de aula, a fim de que os alunos consigam desenvolver esta habilidade de forma eficiente com a compreensão e interpretação necessária para entender um texto em inglês. Por outro lado, a realidade das aulas de inglês, comumente vista no Ensino Médio, é a ênfase nos aspectos gramaticais, muitas vezes, descontextualizadas, atividades com textos e o mínimo de prática oral. De acordo com Paiva (2005) há duas formas de leitura: a que é desempenhada em voz alta e a desempenhada em silêncio. A primeira parece ser corriqueira em sala de aula, uma vez que possibilita uma certificação da participação do aluno no processo de leitura. A segunda, por sua vez, possivelmente ocorre à quase todo instante, enquanto caminhamos na rua ou compramos algo no supermercado. Percebendo a necessidade de os alunos saberem pronunciar termos técnicos corretamente, já que o curso do Ensino Médio do IFPR também apresenta esse caráter e precisam estar preparados para a vida acadêmica ou para carreira na sua área, surge o interesse de utilizar a prática de leitura em voz alta, para aperfeiçoar a pronúncia de Língua Inglesa e, em especial, de textos técnicos da área específica do curso. Para a realização da atividade, foi pedido para que os alunos selecionassem artigos científicos sobre alguma disciplina específica. Os educandos tiveram um prazo determinado para se prepararem e apresentarem em sala de aula. As primeiras leituras foram feitas em grupo e, posteriormente, individualmente, acontecendo uma vez a cada bimestre. Como resultado, os alunos se mostraram mais seguros e atentos às variações fonéticas do idioma e aprimoraram suas pronúncias durante as apresentações da leitura dos textos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Língua Inglesa; Prática de Leitura; Ensino Médio.