Ensino de astronomia para deficientes visuais: Elaboração de maquete adaptada.

[menu name=”Anais”]

 

RESUMO

Segundo o artigo 58º do capítulo V de educação especial, todas as pessoas que possuem necessidades especiais tem direito a educação igualitária. Será que essa igualdade ocorre no caso de do ensino de astronomia para pessoas com deficiência visual? Sabemos que o conhecimento objetiva o domínio dos meios e instrumentos para adquiri-lo, porém, quando estamos tratando de deficiência visual temos o agravamento por falta de recursos didáticos específicos. Levando um ensino sem igualdade para os deficientes visuais. Através do Grupo de Estudos de Astronomia do IFPR- Câmpus Umuarama e o projeto “Inclusão de estudantes com deficiência visual nas escolas através da Astronomia” realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o ensino de astronomia no Brasil e identificamos que o tema: Evolução Estelar possui poucos estudos científicos utilizando materiais adaptados. Um dos objetivos desse trabalho é discutir uma proposta de ensino-aprendizagem de astronomia para o público deficiente visual através de um recurso didático táctil para explicar o ciclo de vida estelar, desde a formação até a sua morte. Primeiramente, realizamos uma pesquisa diagnóstica com deficientes visuais da APADEVI – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama-PR – abrangendo o conhecimento deles sobre o tema proposto nesse trabalho. Em seguida, construímos uma maquete, utilizando materiais de baixo custo, demonstrando a Evolução Estelar em forma física reduzida, contraste de cores e texturas, de Nebulosas, Estrelas Pequenas ou Grandes, Anã branca, Supernova, Estrela de Nêutrons. Na última etapa, os deficientes visuais serão submetidos ao processo de ensino-aprendizagem, onde utilizaremos a maquete táctil e a explicação por áudio, priorizando a interdisciplinaridade (Física e Química) que envolve o ensino de astronomia. Espera-se que o resultado deste projeto contribua de alguma forma para a integração social e cultural, inclusão dos deficientes visuais e a disseminação do conhecimento astronômico.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Astronomia; Estrelas; Deficiência Visual.