Blog no Ensino de Química.

[menu name=”Anais”]

  • Carolina Zubioli
  • Larissa Franciscatti Hoffmann
  • Hellen dos Santos Souza
  • Amanda Tavares Naves
  • Orientadora – amanda.naves@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

Dentre as disciplinas ministradas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, a química é citada como sendo umas das mais difíceis de estudar. Entretanto, frente ao desenvolvimento da tecnologia e a transformação da sociedade, os meios educacionais são desafiados a buscarem diferentes formas de se enfrentar essa nova realidade sendo que os meios de comunicação como a internet, se destacam como uma importante ferramenta para mudar esse quadro. Este projeto visa à utilização de um blog como instrumento complementar de consulta, suporte e recursos didáticos para alunos do Ensino Médio, além de trazer como proposta promover o protagonismo dos alunos na aprendizagem de conceitos relacionados à química, buscando incentivar os alunos à não só ouvir os conceitos apresentados em sala de aula, como também buscar aprimorar seus conhecimentos. Sendo um blog direcionado principalmente à alunos do Ensino Médio, o blog aborda a Química de uma forma simples e descontraída, utilizando muitas vezes humor como instrumento de ensino. No blog são encontrados Podcasts educacionais, hipermídias, curiosidades relacionadas aos temas recorrentes á disciplina, artigos científicos, visualização de experimentos e modelos relacionados aos conceitos de cada tema, além de abordagens do ensino de química no cotidiano. Foi criada também uma fan page no Facebook, com intuito de divulgar as matérias presentes no blog, instrumento que foi essencial na divulgação, aumentando consideravelmente as visualizações do blog. No presente momento o blog recebe cerca de 30 visualizações por dia, totalizando cerca de 900 visualizações por mês. O blog recebe visualizações de outros países como Estados Unidos, Polônia e Espanha. De modo geral, o projeto busca promover uma educação de forma integrada, visando o aprendizado dos alunos/leitores de maneira lúdica, para melhor entendimento de conceitos teóricos. Além disso, o trabalho proposto estimula a participação, interatividade, além de agregar valores conceituais aos bolsistas envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Química; Conceitos; Aprendizagem; Conhecimento.