Espaço IF-Marx Umuarama: leitura e reflexão sobre a política e a sociedade no “Manifesto do partido comunista“, de k. Marx e F. Engels.

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  • Franciely Aparecida Veiga
  • Letícia Fernanda Guedes Ribeiro
  • Rafael Egidio Leal e Silva
  • Orientador – rafael.silva@ifpr.edu.br

RESUMO

A obra do filósofo e economista alemão Karl Marx, que viveu entre 1818 e 1883 ainda é alvo de acirrados debates tanto na academia, quanto nos meios sindicais e políticos. Podemos ousar dizendo que onde está presente o capitalismo, de alguma forma o debate de Marx parece ser suscitado. E onde o capitalismo não está presente em nossas vidas? Os textos de Marx (e alguns em coautoria com F. Engels), que tinham por objetivo o desvelamento das instituições burguesas e produtoras do capital ensejam não apenas o debate econômico puro, mas envolvem a totalidade das instituições sociais, o que gera uma importante demanda de alunos e professores da rede pública e particular de ensino para a necessidade da leitura e debates sobre esta obra tão relevante e ao mesmo tempo tão misteriosa para nossa sociedade moderna. A leitura da obra de Marx justifica-se pelos seguintes motivos: além de ser um autor que figura como clássico de uma série de disciplinas das ciências Humanas, e considerado fundamental para a discussão de uma série de aspectos sociais como a ideologia, o trabalho e até mesmo o capitalismo. Outro motivo de relevância é a metodologia que este autor emprega no seu entendimento sobre a sociedade e o capitalismo: a dialética, ou seja, a captura do movimento real dos conceitos, através de nossa consciência. Tal dialética, para Marx, deve ser entendida do ponto de vista da produção dos homens que, em suas atividades elaboram uma série de construtos, sejam no âmbito da realidade dura, seja em seus espíritos, ou seja, do ponto de vista de sua materialidade. O interessante é que os escritos marxianos, como Manifesto do Partido Comunista, A ideologia alemã, e até mesmo O capital de Marx, foram escritos de acordo com esta perspectiva, o que pode introduzir no estudante uma nova visão sobre a leitura e a escrita, a dialética. Um terceiro motivo é a necessidade da formação de senso crítico sobre o capitalismo e sua evolução e crises. Marx, ainda no século XIX nos oferece um instrumental ainda reconhecidamente válido sobre este modo de produção, justamente por ser considerado um clássico. A participação dos estudantes e de professores implicará portanto, na aquisição do conhecimento sobre a obra de um autor clássico das Humanidades, além de permitir a discussão e o clareamento das questões que envolvem nossa vida, como consumo, trabalho e ideologia. Espera-se que o projeto possibilite no aluno uma conscientização efetiva de sua cidadania e da necessidade da participação efetiva e consciente na cidadania e se torne multiplicador desta consciência na comunidade.

PALAVRAS-CHAVE: Karl Marx; F. Engels; Política; Sociedade; Manifesto do Partido Comunista.