Astronomia através da história em quadrinhos: Uma ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem.

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RESUMO

A participação de estudantes com deficiência visual no ensino de astronomia é de suma importância, uma vez que, historicamente, nas escolas, nas políticas, nos eventos científicos e nos cursos pouco se fala da inclusão deles nessas atividades. A astronomia é uma ciência baseada na observação do Céu.Então, como ensiná-la a pessoas com deficiência visual? Será que há recursos didáticos adaptados suficientes para o ensino de astronomia? Sabe-se que para as pessoas cegas o processo de aprendizagem se faz por meio dos sentidos remanescentes (tato, audição, olfato e paladar) e para a aprendizagem de leitura utilizam a escrita do Sistema Braille, como meio principal de comunicação. Sabe-se também que os recursos didáticos e a utilização de novas tecnologias têm papel fundamental para que as atividades em sala de aula sobre o ensino de astronomia se tornem cada vez mais inclusivas, deixando de ser ensinada somente de forma verbal e abstrata. Este trabalho tem por objetivos: contribuir para a inclusão de deficientes visuais através do ensino de astronomia, construir um material didático adaptado que auxilie no ensino aos deficientes visuais e oportunizar a aproximação do IFPR junto à comunidade local, carente de conhecimento científico, onde tais práticas vão além dos limites institucionais, cumprindo o papel social a que se propõem os institutos federais. O trabalho foi dividido em algumas etapas onde na primeira delas realizamos uma pesquisa de campo junto ao deficientes visuais da APADEVI – Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Umuarama-Pr – com o intuito de diagnosticar o conhecimento deles sobre o tema: Sistema Solar. Após, desenvolveremos um material didático adaptado lúdico, com texturas e informações no Sistema Braille, na forma de uma história em quadrinhos (HQ) sobre o tema proposto. Espera-se que esse trabalho possa contribuir de forma significativa e estratégica de ensino em espaços formais, e que auxilie na “alfabetização” da astronomia e na inclusão social e científica dos deficientes visuais. Agradecimentos: DIEXT – IFPR e APADEVI

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão; Astronomia; História em Quadrinhos; Deficiência Visual.