O IFPR – Origem, legislação e concepção.

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RESUMO

No Brasil o debate sobre educação profissional, que origina sua história, está ligado à transição do trabalho escravo para o trabalho livre, no final do século XIX. O marco oficial dessa história, criando uma Rede Federal de Educação Profissional, é o ano de 1909, quando pelo Decreto nº 7.566, o presidente Nilo Peçanha, criou dezenove Escolas de Aprendizes Artífices, que mais tarde dariam origem aos Centros Federais de Educação Tecnológica – os CEFETs, em 1978. O Instituto Federal se desenvolveu juntamente com Curitiba, com origem na Escola Alemã, de 1869, fundada por imigrantes. No contexto da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) a comunidade brasileira começou a nacionalizar a escola, denominando-a como Colégio Progresso, sendo o ponto de partida para o IFPR. Em 1942, passa a ser dirigido pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná como Escola Técnica de Comércio. Em 1974 já federalizada, funciona como Escola Técnica da Universidade. Com grande público, em 1997 a Escola Técnica é elevada a Setor da Universidade Federal do Paraná. Cumprindo meta de avanços na área educacional brasileira, no ano de 2005 entrou em funcionamento um plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, do qual já fazia parte a criação dos Institutos Federais, oficializado em 29 de dezembro de 2008 com a Lei Nº 11.892. Na legislação, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs, objetivam oferecer educação profissionalizante para a comunidade. Através de cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos concomitantes e subsequentes, além de graduação, bacharelado e licenciatura, pós graduação latu sensu e stricto sensu. O compromisso dos IFs com a sociedade qualificada é realizado por meio de conhecimentos científicos e tecnológicos de acordo com as demandas e características sociais e regionais, integrando o aluno em projetos de pesquisa ou extensão e em diferentes formações culturais. Os IFs viabilizam a estratégia de ação política e transformação social, buscando a formação humana completa. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados parciais da pesquisa sobre a história e a atualidade da educação profissional, considerando legislações, concepções e o trabalho desenvolvido nas instituições, em especial o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, a partir de sua gênese na Escola Alemã de 1869. A pesquisa está sendo realizada por meio de consulta bibliográfica nos sites oficiais da instituição (IFPR), textos de autores referenciais nos estudos de educação profissional e leitura e análise das legislações, considerando seu contexto histórico. Até o presente momento a pesquisa apresenta a identificação do IFPR com a história da colonização alemã em Curitiba, cuja escola daria origem a Escola Técnica, e em 2008, na criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, essa Escola transformar-se-ia em IF. Outro resultado parcial é a construção de um cenário, em que a partir da lei e da fundamentação teórica da criação dos IFs, discute-se a possibilidade de que ele cumpra seus objetivos.

PALAVRAS-CHAVE: IFPR; História; Educação Profissional.