IF Alquimia – Núcleo de Apoio Pedagógico ao Ensino de Química.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O presente trabalho trata-se de uma proposta de extensão – IF Alquimia – que tem por finalidade contribuir com a ampliação do entendimento da Química na Educação Básica na região de Umuarama, por meio de uma ação conjunta entre o Instituto Federal e professores de Química da Educação Básica. A química é um campo da ciência que estuda a matéria e suas transformações, como toda ciência da natureza, demanda certa capacidade de abstração para compreender os modelos científicos acerca dos fenômenos que regem o universo, pois a matéria está em todo o lugar. Para ser melhor entendida, tal ciência necessita da articulação entre a teoria e prática para que os conceitos e os mecanismos sejam absorvidos, caso um dos dois falte, temos um desequilíbrio que pode gerar falta de clareza do conteúdo, redundando em memorizações de definições clichês e execuções de exercícios padronizados, sem dar a devida importância às aplicações daquilo que aprendeu no meio em que vive e tão pouco essas memorizações são voltadas para o entendimento pelo aluno dos fenômenos que acontecem com a matéria no universo. Para contribuir com o estabelecimento de uma melhoria dessa relação entre a teoria e a prática, a fim de obtermos maior aprendizagem, o IF Alquimia oportuniza acrescentar no dia-a-dia escolar do aluno da educação básica algumas aulas práticas, que se dão em consonância com o planejamento do professor da educação básica. A proposta está em fase inicial de execução e 148 estudantes da rede pública já tiveram aulas práticas no laboratório de Química do IFPR. Verificamos por meio das nossas observações grande envolvimento dos estudantes, como também estranhamento e insegurança diante das práticas, o que demonstra a falta da dimensão experimental na vida escolar desses estudantes. A utilização das aulas práticas é uma maneira simples e eficaz para que o aluno obtenha um maior conhecimento sobre os conteúdos que estuda dentro da sala de aula, e também ajuda na desmistificação da química como sendo uma matéria desinteressante e sem aplicação, ou seja, é uma forma de possibilitar concretude aos conceitos até então tão teóricos.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino; Química; Apoio; Ciências; Práticas.