A importância do conhecimento cultural na aprendizagem da língua inglesa.

[menu name=”Anais”]

  • Árida de Freitas Cantão
  • Pedro Augusto dos Santos Baleroni
  • Sandra Valéria Dalbello de Mesquita
  • Orientadora – sandra.dalbello@ifpr.edu.br

RESUMO

O presente trabalho teve como objetivo geral destacar a importância em conhecer os aspectos que envolvem a história e a cultura de uma língua estrangeira a ser estudada, no caso a Língua Inglesa, permitindo ao aluno entrar em contato com toda a esfera de significados que juntamente com a época e o espaço ali presentes, assumiram diversos papéis nos valores significativos dessa língua. Tal estudo foi realizado através de pesquisas bibliográficas sobre datas comemorativas e personagens importantes da cultura Inglesa. Através desse estudo permitiu-se um embasamento teórico que foi utilizado como um meio para facilitar e incentivar o educando entrar em contato com a relação existente entre cultura e ensino de Língua Inglesa. Fator extremamente importante para a aquisição de conhecimentos necessários para entender um idioma, ampliar o vocabulário e o domínio de outra língua que vai muito além da tradução de palavras e aplicações de regras de uma língua para outra. É possível considerar que a compreensão da importância cultural é fator determinante no desenvolvimento da competência comunicativa, na interação de uma comunidade global e na descoberta de maneiras de ver o mundo ao seu redor, entender e respeitar valores ali existentes, bem como fornecer novas ideias para serem abordadas no ensino de uma segunda língua. Além disso, essa compreensão cultural permite uma comparação que faz, com que não sejam criados modelos padronizados, nem sejam feitas generalizações a respeito dos membros de culturas diferentes. Assim como, estimular o aluno a conhecer, compreender e valorizar a própria cultura do seu país. A realização desse estudo permitiu compreender que de forma indiscutível é possível afirmar do quanto é fundamental e importante inserir no currículo atual a prática de novas estratégias de ensino da cultura da língua-alvo numa perspectiva teórica e prática.

PALAVRAS-CHAVE: Cultura; Língua Inglesa; História.