A dança como forma de expressão e de transformação da realidade social de Telêmaco Borba-PR.

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RESUMO

A dança como forma de expressão e de transformação da realidade social de Telêmaco Borba-PR Dentro do Projeto Artes Cênicas um dos objetivos é promover o crescimento pessoal por meio das Artes. Entre diversas possibilidades, a dança associada ao romance pode favorecer uma aprendizagem prazerosa e transformadora. A interpretação, associada à dança, pode mudar vidas, ampliar a consciência corporal dos participantes, possibilitar a superação de barreiras e limites para que os envolvidos construam, a partir do autoconhecimento físico e mental, uma vida melhor, com mais movimento, saúde e afetividade. Em Telêmaco Borba, este projeto permite a muitas pessoas novas experiências, descobertas e vivências que estão contribuindo para a construção de um ser humano melhor. Pautados nesse projeto, defendemos a construção de um mundo melhor a partir de pessoas melhores, transformadas pelo poder mobilizador das artes, do teatro e da dança. Contar uma história, unindo sentimentos e movimentos, permite ao estudante explorar o seu interior e externalizá-lo com a dança. Na dança, não movimentamos apenas nossos corpos, mas sim nossas emoções, expressamos sentimentos, ampliamos nossa saúde física e mental, fazemos poesia com o corpo, construímos histórias, ao mesmo tempo, em que trabalhamos na (re)construção de nossas vidas. Um caminho possível para fundir as artes é o Teatro Musical, que integra música, dança e encenação, utilizando o gênero romance para retratar diferentes formas de estar no mundo, de viver e sentir esse mundo, as pessoas, o corpo , a mente e as emoções. Neste projeto, enfatizamos a dança e destacamos que suas contribuições são imensuráveis, ao valorizar a expressão livre ou a sincronia de corpos, que se integram para contar uma história, expressar e despertar sentimentos. É importante destacar que este projeto se contrapõe ao viés metodológico de reprodução de movimentos, transmitidos pelo professor, enfatizando, por outro lado, a necessidade de autoconhecimento, ou seja, que o sujeito descubra e produza seus próprios movimentos. Valoriza-se aí o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade. O trabalho com improvisações livres ganha espaço nas práticas pedagógicas de dança. A dança enquanto educação e principalmente enquanto arte pode possibilitar essa vivência plena do homem com seu corpo. Entendemos que essa vivência ocorre quando extrapola a dimensão pessoal, atingindo a esfera social e cultural. As ações de sentir, perceber, imaginar, criar, interpretar fazem parte de toda atividade artística, portanto devem ser desenvolvidas nas aulas de dança. Acreditamos que é possível por meio da dança promover uma prática pedagógica que provoque a ação e a reflexão do sujeito sobre a realidade em que vive, viabilizando o desenvolvimento cultural, fundamento da arte e da educação. Uma das principais maneiras de observar os benefícios gerados através deste projeto em nossa cidade, é usando nossos próprios integrantes como exemplo de superação em aspectos pessoas em relação à problemas de nosso convívio, tirando do caminho das drogas, da violência e assim acabamos cumprindo nossa principal meta. E também não se pode esquecer que este projeto nos dá a oportunidade de ter uma alternativa de lazer e nos faz ter uma experiência cultural.

PALAVRAS-CHAVE: Romance; Dança e Desenvolvimento Pessoal.