Química & Poesia: Expressão da Linguagem Social da Ciência e Tecnologia

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RESUMO

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reforçam que, o aprendizado de Química deve possibilitar ao aluno a compreensão tanto dos processos Químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações sociais políticas e econômicas (BRASIL, 1999, p. 65). E, portanto, o professor deve buscar estratégias e ferramentas de ensino que contribuam para que os alunos percebam que a Química está presente em seu cotidiano e faz parte de todo o processo de desenvolvimento das civilizações. Nessa perspectiva, a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no ensino, contribui na aproximação entre os conteúdos científicos escolares e os conhecimentos que os cidadãos devem ter para serem capazes de compreender e avaliar criticamente as implicações sociais dos avanços científicos e tecnológicos (BARDOSA, 2007). Entende-se por Ciência, Tecnologia e Sociedade, um conjunto de estudos que articulem o significado de cada uma das palavras que compõem a sigla CTS. Portanto, a introdução do enfoque CTS no ensino de Química poderá contribuir no processo de ensino e aprendizagem de seus conteúdos, como forma de preparar o educando na compreensão que as informações acerca desta ciência, são necessárias para a sua participação efetiva na sociedade tecnológica presente em seu dia-a-dia. Este projeto objetiva estimular o aprendizado de conceitos e da linguagem da Química por meio de uma proposta interativa da poesia com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste contexto, fundamentamos a priori que a inclusão de poemas em aulas de Química, poderá promover o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno, em relação aos impactos que a ciência e a tecnologia, provocam no mundo contemporâneo, sendo expressas em obras literárias. Isso quer dizer que a leitura não representa somente a tradução de um código linguístico, mas sim, a construção de significados e reflexões sobre os avanços científicos e tecnológicos, a partir de uma interação social, expressos por autores em suas obras literárias. A abordagem metodológica que alicerça a presente pesquisa é caracterizada como pesquisa qualitativa, interpretativa com observação participante. Pois, a análise do processo de ensino e aprendizagem de conceitos e da linguagem da Química, por meio da leitura de poemas fundamenta-se na ação de obter informações e de analisar dados no ambiente escolar com contribuições sociais dos educandos neste. Para a coleta de foram utilizados: fotos, gravações de arguições orais e vídeos de atividades transcritos na íntegra, anotações de campo em protocolos de observação das interações do dia-a-dia na sala de aula, questionários e atividades desenvolvidas pelos alunos (sujeitos que compõe o universo da pesquisa). O presente estudo será desenvolvido e aplicado em duas turmas de segundo (2ª) ano do ensino técnico integrado ao ensino médio, totalizando 58 alunos. Assim, o presente projeto se propõe trabalhar com os conceitos e a linguagem da Química dentro de poemas. Aproximando a ciência da poesia, e capacitando o aluno na percepção de como os impactos da ciência e tecnologia é expresso na sociedade por meio da poesia.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Química; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Atividades Lúdicas; Interdisciplinaridade.