Análise e Desenvolvimento de Conjuntos Didáticos para o Estudo de Sistemas Controlados por Computador: Uma Contribuição para a Expansão da Robótica no IFPR.

[menu name=”Anais”]

  • Pedro Henrique Dreveniacki
  • Fernanda Oliveira Baldoni
  • Ana Maria Pupo Nascimento
  • Christopher Leandro Butturre Batista
  • Weslei Ricardo Borecki
  • Ronaldo Mendes Evaristo
  • Orientador – ronaldo.evaristo@ifpr.edu.br

                                                           

RESUMO

O Câmpus de Telêmaco Borba do IFPR possui um itinerário formativo que contempla a área de Automação Industrial, contendo um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, com previsão de verticalização para um curso superior de Tecnologia no próximo ano. Nesta área, são estudados os chamados Sistemas de Controle, inicialmente introduzidos na Revolução Industrial Britânica no século XVIII e que hoje invadem nossos dias nas mais diversas aplicações industriais, residenciais e comerciais, sendo considerados um marco no atual contexto social. De forma geral, o estudo dos Sistemas de Controle e, particularmente, da Robótica é realizado na academia por meio de hardwares dedicados como os Controladores Lógicos Programáveis e os Microcontroladores. Ocorre que, ter o primeiro contato com esses sistemas via plataformas dedicadas talvez não seja a melhor alternativa para o sucesso dos estudantes na compreensão dos conceitos envolvidos. Sendo assim, neste projeto está sendo desenvolvido um circuito eletrônico de interface (via porta USB) entre o computador e o mundo externo para que a análise dos sistemas de controle possa ser realizada em conjunto com o estudo da programação de computadores, previamente à introdução dos sistemas embarcados. Ao final, este projeto auxiliará no desenvolvimento da autonomia e do processo criativo dos estudantes, tendo como horizonte a aplicação em projetos de Robótica. A proposta é que os estudantes construam seu próprio aprendizado, através da pesquisa, do treinamento cognitivo e do raciocínio lógico, contribuindo com o desenvolvimento científico e produzindo tecnologia educacional para ser utilizada nas atividades de ensino do Instituto Federal do Paraná.

PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Controle; Circuitos de Interface; Controle via Computador.