Música e Matemática: Uma Relação Intrínseca.

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RESUMO

A música não possui uma origem certa registrada pelos historiadores. Acredita-se que seu surgimento ocorreu na pré-história, onde os homens a utilizavam com um sentido religiosos, para agradecer e cultuar as divindades. Este fato pode ser percebido, verificando a etimologia da palavra música. Encontra-se que ela vem do grego musikê, e significa arte das musas, as divinidades da beleza, das belas artes cujo elemento básico era o som. Os sons vocais buscavam imitar os sons ouvidos na natureza, e as batidas de mão, pé e em objetos evoluíram para a criação dos ritmos. Com o tempo as civilizações evoluirão e a música, assim como o homem, passou por diversas transformações até chegar os dias atuais. Os instrumentos musicais de igual maneira passaram pelo processo de evolução. Os primeiros instrumentos eram de percussão, como os tambores. Utilizavam-se instrumentos de cordas como a Harpa e a Lira e os instrumentos de sopro, como as flautas, eram construídos com ossos. Depois da invenção dos primeiros instrumentos musicais nas antigas civilizações como Egito, Grécia e Roma, a música começou a ser usadas em diferentes ocasiões. Na Grécia, Pitágoras trouxe contribuições para a sistematização da música. Este estabeleceu proporções numéricas para os intervalos musicais. Os teóricos da música, utilizavam a matemática para compreender a estrutura musical. A música pode ser aplicada na Teoria dos Conjuntos, Álgebra e Teoria dos Números. A matemática pode também ser utilizada para entender as escalas musicais. Dessa forma, pode-se perceber que a música e a matemática estão intrinsecamente ligadas. No presente trabalho tem-se por principal objetivo estudar uma das relações presentes entre a matemática e a música. Para isso, foram estudados os conceitos de Sequência e Progressões presentes na escala musical. Para isso realizou-se o levantamento das informações históricas e conceituais, utilizando o método de pesquisa bibliográfica. Depois de realizado a pesquisa teórica apresentou-se os resultados à turma do 2º Ano de Mecânica do IFPR – Câmpus Telêmaco Borba. Realizou-se uma demonstração prática com músicas eruditas e contemporâneas para que os alunos pudessem perceber o que mudou entre os períodos destes gêneros musicais.

PALAVRAS-CHAVE: Música; Matemática; Escala musical.