Produção de Vídeo-Aulas de Matemática.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

A produção de vídeo-aulas, é apontada pelos discentes como um meio de enfrentar as dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem. A confecção destes materiais permitirá maior interação entre os participantes do processo educacional e maior relação entre teoria e prática. A confecção de vídeo – aulas de matemática é uma opção para minimizar as dificuldades com relação à disciplina, buscando a maior interação entre professor e aluno, permitindo um ambiente escolar propício para a aprendizagem. Este projeto significa um passo em direção ao avanço na inclusão de Tecnologias na Informação e Comunicação no cotidiano escolar , o projeto foi bem aceito pelos alunos, pois alguns usaram este recurso como subsidio para o estudo e revisão do conteúdo para as atividades avaliativas e para o entendimento e fixação de conceitos favorecendo a aprendizagem. As vídeo-aulas também formam importantes fontes de informação, através deles é possível desenvolver a leitura matemática, de maneira crítica desenvolvendo inclusive a autonomia do estudante. Vindo de encontro com as necessidades atuais, o projeto beneficia não apenas estudantes e professores, mas também as frentes educacionais Municipais e Estaduais. O compartilhamento do produto com a comunidade em geral, por meio do acesso livre em uma página de uma rede social, promove um movimento de mudança e reflexão quanto ao uso das tecnologias na educação. As atividades realizadas pela equipe de trabalho agregam outros conhecimentos, como conhecimentos técnicos de planejamento e edições. Auxilia na perspectiva da pesquisa, com o levantamento dos conteúdos a serem abordados nas vídeo-aulas e no levantamento de dados e pesquisas de opinião em relação a aceitação do projeto junto aos demais discentes. A construção do roteiro e produção das vídeo-aula, operando na organização técnica, com a iluminação, o áudio e Câmera. Inclui-se ainda a edição do material, finalizando o produto, editando o vídeo, e fazendo sua posterior divulgação. Os alunos colaboradores do projeto se reúnem em um dia por semana para fazer a gravação do conteúdo, após as gravações o vídeo é passado por um trabalho de edição de imagem e só depois ele é disponibilizado na internet. Até o momento foi constatado que os alunos nas aulas de matemática apresentaram um melhor desempenho e interesse na matéria, como indicativo desse resultado foi o aumento nos conceitos atingidos pelos alunos ao final das avaliações.

PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Vídeo-Aulas; Tecnologia.