Mídias eltronicas como ferramenta de aproximação da física com os alunos do ensino médio.

[menu name=”Anais”]

  • Diones da Silva Boeno
  • Wellinton Djones Monteiro
  • Willian Alves da rosa
  • Luiz Diego Marestoni
  • Orientador – luiz.marestoni@ifpr.edu.br

RESUMO

No projeto foi construído um site para discussão das ideias da física em uma linguagem acessível aos alunos do ensino médio, de maneira dinâmica e rápida de aprender. Para a construção do site os alunos do projeto realizaram uma discussão acerca do tema, o que resultou em um relatório na forma de portfólio dos temas discutidos. Um dos pontos mais relevantes da discussão foi que o site deveria incluir assuntos de interesse tecnológico da física e ao mesmo tempo ir se apropriando de conceitos físicos, de maneira indireta ou direta. No site, os usuários também podem realizar testes que incitam o pensamento crítico e a curiosidade pela busca pelo conhecimento. Os testes incluídos apresentam a física no cotidiano, de maneira que o aluno aprenda se divertindo. Ainda, jogos que são de interesse para a física são disponibilizados para os usuários do site na forma de link e as explicações físicas dos jogos são disponibilizados pelos alunos. Os usuários podem se cadastrar e ir pontuando conforme atividades selecionadas para a área do usuário são disponibilizadas e um ranking público é criado. Ainda, os alunos tem a possibilidade de assistir a vídeo-aulas de física, que são gravadas e disponibilizadas pelo curso de licenciatura em física do IFPR. Os participantes terão a possibilidade de responder a um questionário em que os resultados serão compilados e apresentados no evento.

PALAVRAS-CHAVE: Física; Educação; Incentivo.