Estudo e Proposta de Enfoque Curricular do Ensino de Física em cursos Técnicos Integrados na interdisciplinaridade com eixos tecnológicos.

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RESUMO

Estudo e Proposta de Enfoque Curricular do Ensino de Física em cursos Técnicos Integrados na interdisciplinaridade com eixos tecnológicos. SOARES, C.M., SOUZA, L. A. christiane-ms@hotmail.com lucas.souza@ifpr.edu.br Muito embora um dos fundamentos da proposta pedagógica dos Institutos Federais seja a interdisciplinaridade com eixos tecnológicos ainda, a prática, de forma geral, se aplica um ensino tradicional generalista no que se refere às particularidades de cada curso. Nessa linha parte-se da premissa que não há ensino de qualidade possível, sem que haja, por parte do estudante, reconhecimento da necessidade e legitimidade do objeto de estudo. Assim, deixa de fazer sentido o ensino generalista que tem por objetivo os concursos vestibulares ou provas avaliativas de final de curso. No caminho para um ensino interdisciplinar com eixos tecnológicos uma ação faz-se pertinente, precisamos abandonar o uso generalista para a grade curricular de Física e assumir enfoques curriculares mais específicos para cada eixo tecnológico. Não se trata de abandonar conceitos ou conteúdos específicos, mas direcionar a programação no tocante ao tempo destinado a cada grupo de conteúdos, à ordem destes conteúdos e necessário diálogo com outras disciplinas. O objetivo do presente estudo é de uma proposta curricular em Física para turmas do ensino médio integrado em Automação Industrial e Mecânica abordando a interdisciplinaridade com os eixos tecnológicos. Para tanto, tais propostas serão discutidas com docentes atuantes no ensino técnico integrado, trazendo suas experiências e expectativas para a produção de um proposta de enfoque curricular em Física. As ações seguirão com pesquisa bibliográfica, análise da matriz curricular de Física do Ensino Médio integrado e posterior análise da matriz curricular de outras disciplinas, com especial atenção ao grupo de disciplinas da área técnica, para encaminhamento do enfoque curricular da Física e em paralelo uma discussão com os professores destas disciplinas. O estágio atual de desenvolvimento da pesquisa mostra Projetos Pedagógicos dos cursos em análise sem a integração e necessário diálogo entre as disciplinas do denominado núcleo comum e as disciplinas do núcleo técnico e que a matriz curricular de Física não é consonante com as demandas das “disciplinas técnicas”. Relações temporais como pré-requisitos, definições conceituais inerentes ao conhecimento técnico-tecnológico e enfoque técnico ao conteúdos físicos não são respeitadas e estão sendo objetos de análise do presente estudo. Ao final, objetiva-se a elaboração de um documento que apresentará uma proposta para a prática docente em Física e para o Projeto Pedagógico dos cursos de Ensino Médio Técnicos Integrados de Automação Industrial e Mecânica.

PALAVRAS-CHAVE: Física; Matriz Curricular; Interdisciplinaridade; Cursos Técnicos; Ensino Médio Integrado.