Desenvolvimento de uma planta didática para tratamento de água utilizando materiais recicláveis.

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  • Guilherme Rodrigues de Almeida
  • Alexandre Oliveira Carneiro
  • Ana Carla dos Santos
  • Érica Batista de Moraes
  • João Vitor do Prado
  • Leandro Roberto Baran
  • Orientador – leandro.baran@ifpr.edu.br

RESUMO

O objetivo do trabalho é desenvolver um protótipo didático de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), utilizando materiais de baixo custo e/ou recicláveis, visando à compreensão de todas as etapas e processos necessários para tratamento de água, de forma a proporcionar materiais que subsidiem as práticas e facilitem a compreensão dos conteúdos de química, física e biologia presentes neste processo. Para execução do projeto será realizado um pesquisa exploratória na literatura, com objetivo de familiarizar e compreender o processo de tratamento de água e suas etapas principais. Após a pesquisa os alunos irão desenvolver um protótipo de uma estação didática para tratamento de água, utilizando como recurso materiais de baixo custo. O protótipo desenvolvido contemplará as seguintes etapas: tanque de armazenamento de água não potável, responsável pela armazenagem da água a ser tratada, a qual descerá por gravidade para a primeira etapa de tratamento químico, onde será adicionado um coagulante (sulfato de alumínio) com objetivo de desestabilizar eletricamente os sólidos presentes no água, facilitando sua agregação. Em seguida a água segue para um sistema de floculação, onde uma bomba é responsável por injetar ar dentro dos tanques e dois agitadores contribuem para o processo de agregação das partículas sólidas. O processo seguinte é a decantação responsável por separar e eliminar os flocos de sujeira pela ação da gravidade. O processo de filtração será realizado por filtro de pedras, carvão ativado e areia, os quais irão reter as sujeiras e impurezas que passaram pelo processo anterior. A última etapa do processo é um segundo tratamento químico, o qual irá corrigir o pH da água, evitando incrustações e corrosões das tubulações e adição de cloro líquido, para eliminar as bactérias e vírus antes do fornecimento final. Todos os processos citados envolvem a utilização de vários conceitos químicos e físicos abordados nas aulas de química, física e biologia, criando oportunidades de discussões sobre conteúdos curriculares e relações com o tema ciência e sociedade. Além disso, a aproximação com situações reais, interação das experiências vivenciadas pelos alunos com os conceitos científicos, é uma alternativa que facilita o processo de aprendizagem no ensino de ciência (BRASIL, 1997). Um dos grandes desafios do ensino é incentivar o desenvolvimento holístico do indivíduo através do desencadeamento de todas suas potencialidades, que devem ultrapassar a sala de aula e ter aplicabilidade direta na vida profissional. Para tanto, é necessário encontrar mecanismos motivadores que visam engajar os estudantes no processo de aprendizado, incentivando-os ao estudo e estabelecendo a responsabilidade de aprender (PINHEIRO, 1994). Diante do exposto, é fundamental a busca de estratégias que aproximem o aluno de aplicações reais que contemplem as unidades curriculares expostas em sala, visando o seu desenvolvimento acadêmico, promovendo uma formação plena do discente, conscientizando-o do seu papel na busca de benefícios para a sociedade através dos conhecimentos adquiridos, propiciando a promoção humana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, sempre de acordo com princípios éticos, respeitando o homem, a sociedade e o meio-ambiente.

PALAVRAS-CHAVE: Tratamento de água; Tratamento químico; Recursos hídricos.