Crenças e ensino de espanhol para alunos do IFPR – Câmpus Telêmaco Borba: rompendo preconceitos.

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  • Vitória Aparecida Correa da Silva
  • Mailson Trevizan da Silva
  • Kelly Cristinna Frigo
  • Orientadora – kelly.frigo@ifpr.edu.br

RESUMO

Atualmente a língua espanhola representa uma grande importância para a formação profissional, pois poderemos usá-la no trabalho, em uma viagem, em uma reunião de negócios, na leitura de um livro ou manual e na vida pessoal de uma forma geral. Além de aprender a língua, precisamos saber sobre ela, ou seja, conhecer os aspectos socioculturais que a envolvem para não cometermos nenhum equívoco no momento da interação com falantes nativos. É muito difícil separar língua e cultura, já que são interdependentes. No entanto, mesmo com o domínio da língua em sua parte estrutural, muitas pessoas se equivocam sobre os usos da língua, que incluem o conhecimento dos hábitos, comportamentos e características culturais dos povos hispânicos. Para investigar esse assunto, elaboramos e aplicamos um questionário de 34 perguntas aos estudantes dos primeiros anos Técnicos dos cursos de Automação Industrial, Informática e Mecânica do IFPR- Câmpus Telêmaco Borba. O questionário teve como objetivo evidenciar crenças e estereótipos sobre o espanhol e a cultura hispânica. Destacamos uma das questões elaboradas para discutir nesse resumo. Tal questão solicitava aos estudantes que associassem cada país a uma palavra, que poderia ser substantivo, adjetivo ou verbo. Os países foram listados de forma aleatória, considerando a maior visibilidade nas mídias, já que a maioria dos aprendizes nunca havia estudado espanhol. Os países mencionados na questão foram: Espanha, Argentina, Paraguai, México, Venezuela, Colômbia, Peru, Uruguai, Costa Rica, Chile, Bolívia e Cuba. Para cada um desses doze países, foram listadas diferentes representações. Tabulamos os dados e, a partir dos resultados, organizamos atividades para discutir as respostas com os grupos envolvidos. Para enriquecer o estudo e desconstruir (ou não) as crenças estereotipadas, os alunos se organizaram em equipes e apresentaram trabalhos sobre os países. Essas apresentações foram mediadas pela professora, que contribuiu com novas informações socioculturais e mostrou objetos, instrumentos, livros e revistas aos estudantes. A atividade proposta teve como objetivo enriquecer o contexto das aulas de espanhol e possibilitar a todos uma visão livre de estereótipos e preconceitos, tendo em vista que não há certo e errado, mas o diferente.

PALAVRAS-CHAVE: Espanhol; Representações; Cultura; Estereótipos; Preconceito.