Drama: histórico e ações no cotidiano de Telêmaco Borba.

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RESUMO

O projeto de artes cênicas tem por objetivo ensinar os estudantes por meio de ações interativas entre professores, alunos e comunidade a desenvolver uma forma mais dinâmica de absorção dos conteúdos e problemas sociais e ainda melhorar a capacidade de se expressar em público. Neste projeto, entre os diversos gêneros teatrais, o drama é um dos mais estudados, embora não descarte a importância do estudos dos demais. Sendo assim, pretendemos historicizar brevemente o gênero “drama”. Há informações de que o termo Drama vem do grego e signifique “ação” , é portanto, um acontecimento de representação e muitas vezes vem carregado de emoções. Fontes históricas revelam que os gregos, inventores do teatro e também do gênero em questão utilizavam-se dessa prática para refletir os problemas cotidianos e sobre eles prover ensinamentos de ordem política, social, econômica, entre outras. No que se refere a encenação, sabemos que os gregos não detinham habilidade para expressar, por isso se valiam de máscaras, as quais tinham três funções técnicas: a de representar, ou seja, manifestar as expressões dramáticas, a de expandir o som, uma vez que os gregos, em seus anfiteatros, não possuíam esse recurso acústico e ainda, por último, o de representar papeis femininos, pois o teatro grego era exclusivamente feito por homens; as mulheres apenas eram as espectadoras. Nossa intenção, nessa ação e intervenção teatral em sala de aula e na comunidade, vai ao encontro da proposta pelos gregos, pois queremos com as encenações levar o cidadão em geral a refletir sobre o dia a dia e os problemas sociais, sobretudo no que tange à violência. Justificamos tal finalidade por nos situarmos e vivermos numa cidade em que o índice de violência é o primeiro do Estado. Por meio de ações dramáticas queremos levar um pouco de reflexão à sociedade e assim torná-los sujeitos ativos em ações que possam, emfim, transformar a realidade social afim de uma condição mais harmoniosa para se viver.

PALAVRAS-CHAVE: Drama; História; Reflexão; Problemas cotidianos.