Elaboração de proposta para acompanhamento de egressos do IFPR – Câmpus Paranavaí.

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  • Marcela Fernanda Galicioli Catanio
  • Antão Rodrigo Valentim
  • Jose Barbosa Dias Junior
  • Priscila Ransolin
  • Renata de Souza Panarari Antunes
  • Orientadora – renata.antunes@ifpr.edu.br

RESUMO

O IFPR – Câmpus Paranavaí iniciou as suas atividades no segundo semestre do ano de 2010, com três cursos técnicos na modalidade subsequente. No primeiro semestre de 2011, além das modalidades subsequentes, foram ofertados três cursos técnicos na modalidade concomitante. As três primeiras turmas concluíram os cursos em agosto de 2012 e as seis seguintes em janeiro de 2013. O presente projeto tem como objetivo elaborar um Sistema de Acompanhamento Permanente de Egressos para estabelecer uma ponte de contato entre o ex-aluno e o IFPR a fim de traçar o perfil do profissional recém-formado e avaliar os cursos ofertados pela Instituição. Primeiramente foi realizado um levantamento de egressos com um ano de conclusão, e seus contatos foram coletados. Após, foi formulado um questionário com 22 questões objetivas. Os alunos foram contatados via e-mail ou telefone. Inicialmente foram entrevistados egressos da área de Informática e Alimentos. Em relação aos concluintes de Informática, de um total de 21 ex-alunos, 15 (71%) responderam ao questionário. A empregabilidade durante o Técnico em Informática foi de 93%, sendo 20% na área e 73% em outras áreas. Após o término do curso, até a data da entrevista a empregabilidade foi de 80%, sendo 20% na área e 60% nas demais áreas. Quando questionados sobre o que tem faltado para os recém-formados do curso, 67% responderam que precisam de maior embasamento prático. Já para o Técnico em Alimentos, dos 29 concluintes, 19 (65%) responderam ao questionário. A empregabilidade durante o curso era de 90%, sendo que apenas 16% estavam atuando na área de Alimentos. Após o término do curso, até a data da entrevista a empregabilidade foi de 100%, sendo 26% na área de Alimentos. Quando questionados sobre o que tem faltado para os recém-formados do curso, 44% responderam que é preciso maior proximidade com as necessidades da indústria, enquanto 30% alegaram a necessidade de maior embasamento prático. A maioria dos entrevistados de Informática e Alimentos achou o curso muito satisfatório. Quando questionados sobre as principais dificuldades encontradas após a conclusão do curso, a maioria dos egressos, tanto da área de Alimentos quanto da área de Informática alegou que a maior dificuldade é encontrar emprego na área. Quando a questão foi voltar a estudar no IFPR, a resposta positiva foi unânime em todos os cursos, visto que quando questionados sobre o corpo docente, grande parte dos alunos se mostraram satisfeitos com os professores e a forma como as aulas foram conduzidas. Antes de uma análise mais detalhada sobre os levantamentos apontados por cada Curso, novo contato com os egressos que não responderam ao questionário será feito com o objetivo de ampliar os dados. Além disso, o questionário também será aplicado aos concluintes do Técnico em Eletromecânica. Espera-se que, com os resultados finais, possamos melhorar os cursos ofertados pelo IFPR – Câmpus Paranavaí, de acordo com as necessidades levantadas pelos alunos e com o arranjo produtivo local, além de traçar um perfil do egresso. Fonte financiadora: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-Jr IFPR e PIBIC-Jr/CNPq)

PALAVRAS-CHAVE: Recém-formados; Cursos técnicos; Empregabilidade; Perfil.