Conceitos Básicos em Genética e Tópicos Especiais em Biotecnologia.

[menu name=”Anais”]

  • Andressa Dalólio Valente
  • Tamires dos Santos de Lima
  • Giulia Camilo Bresolin
  • Jéssica de Oliveira da Silva
  • Renata de Souza Panarari Antunes
  • Vinícius Stein – Coautor do trabalho
  • Giovanna Caputo dos Anjos Almeida
  • Orientadora – giovanna.caputo@ifpr.com.br

RESUMO

No ensino de Biologia, as abordagens integradas de conceitos, teorias e produções científicas são indispensáveis à realização de uma aprendizagem não fragmentada. Porém, a forma tradicional de transmissão do conhecimento biológico, pode tornar o processo ensino aprendizagem repetitivo e não significativo, dificultando a construção de conhecimentos. Isso se deve muitas vezes a má formação docente, que se destaca por ser um problema recorrente nos cursos de formação de professores de biologia. Os conceitos abordados no ensino de Genética, por exemplo, são, geralmente, de difícil assimilação, sendo necessárias práticas que auxiliem no aprendizado dos alunos. Os próprios professores demonstram ter dificuldades de entender e acompanhar a aprendizagem dos conteúdos com as novidades existentes hoje na área cientifica e tecnológica. Dessa forma, métodos e materiais inovadores mostram-se promissores para serem aplicados no ensino deste tema bem como nos assuntos acerca do mesmo. Com isso, o projeto teve como objetivos principais fornecer cursos para os professores da área de biologia que buscam uma maneira de melhorar suas aulas, bem como, construir uma caixa com materiais de auxílio para estes professores, contendo nela um jogo didático com os principais conceitos presente na genética; um modelo didático de uma molécula de DNA contendo todas as peças para que os estudantes consigam diferenciar e compreender sua estrutura; fichas com publicações importantes que contam com discussões atuais sobre as principais descobertas cientificas e tecnológicas da área temática, além de outros instrumentos importantes que podem auxiliar o professor em sala de aula. Os materiais que compõem a caixa foram idealizados pela equipe do projeto e testes iniciais foram realizados para adequação das melhores alternativas, posteriormente todos os itens foram confeccionados no Laboratório de Biologia utilizando materiais simples de papelaria. Neste período o projeto se encontra na fase de conclusão da caixa que recebeu o nome de “Caixa GENEAL” e serão entregues aos professores inscritos para participar de um curso de atualização de 20 horas que será realizado conforme cronograma previsto. Espera-se que a o curso possa auxiliar os profissionais em sua prática docente diária, tratando os temas propostos com naturalidade, contextualização e problematização, com objetivo de formação integral do aluno. Fonte Financiadora: Programa Institucional de Bolsas de Extensão do IFPR.

PALAVRAS-CHAVE: Atualização de Professores; Material Didático; Biologia; Processo Ensino-Aprendizagem.