Aplicação dos conceitos matemáticos em diferentes situações problemas nos diversificados contextos.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O presente projeto intitulado “Aplicação dos Conceitos Matemáticos em Diferentes Situações Problemas nos Diversificados Contextos” financiado pelo PROENS/IFPR foi proposto como objetivo de promover, aos bolsistas PBIS, a oportunidade de reconhecerem que são capazes de elaborarem novos conhecimentos e não apenas a obtenção de conhecimentos prontos e acabados que fazem parte da nossa cultura, ciência e sociedade. Acredita-se que uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos estudantes que aprendam a construir conhecimento ou para que possam reinventar a matemática é a utilização de situações problemas em diversificados contextos. Os bolsistas foram desafiados a pensarem em um conteúdo matemático que parecesse “difícil” para o entendimento de todos, esses fizeram uma pesquisa com os estudantes dos 1º anos das turmas dos cursos Técnicos Integrada em Informática, Agroindústria e Eletromecânica, ofertadas no câmpus de Paranavaí. O conteúdo que se destacou, na pesquisa, foi o Conjunto dos Números Racionais, no qual, faz parte os conceitos em que é preciso transformar um número expresso na forma decimal para a forma fracionária ou um número da forma fracionário para a forma decimal. Os Bolsistas fizeram uma revisão bibliográfica utilizando, como fonte de pesquisa, a internet, livros didáticas, livros de cálculo, para descobrir quais as regras, estratégias e maneiras de lidar mais usadas ao realizar estas transformações, porém, perceberam que havia outros algoritmos que não estavam presentes nos livros e que eles mesmos haviam elaborado. A maneira de lidar com as transformações, elaboradas pelos estudantes, foi descrito e esta sendo criado um programa, utilizando a linguagem Java, que servirá de ferramenta para que outros estudantes possam utilizá-la como instrumento de estudo. O programa será composto de exemplos de transformações, utilizando o algoritmo elaborado pelos bolsistas, dos números decimais em fração e dos números fracionários em números decimais. Esses exemplos serão apresentados por meio de animações que irão mostrar passo a passo como obter a transformação desejada. O programa também terá um espaço para que o usuário informe o valor do número decimal ou fracionário e obtenham a resposta da transformação. É relevante destacar que o projeto motivou os bolsistas a buscarem meios para desenvolver o raciocínio lógico, a interpretação, a construção de modelos e estratégias, as aplicações dos conceitos específicos da área da informática, para a elaboração do programa, além de ultrapassem fronteiras entre os conhecimentos matemáticos em quaisquer situações. Também promoveu um ambiente de estudo no qual os bolsistas puderam elaborar novos conhecimentos, e/ou rejeitar alguns conhecimento pré-existente.

PALAVRAS-CHAVE: Programação; Ferramenta de Estudo; Aprendizagem.