Narrativas cruzadas: debatendo reconhecimento nos projetos escolares

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RESUMO

O Instituto Federal é uma experiência de “estar juntos” e de práticas de solidariedade relacionadas à formação profissional. Isso, pelo menos, é o que está pressuposto em seu conceito e diretrizes. Este trabalho se refere ao projeto intitulado Narrativas cruzadas: construindo reconhecimento desenvolvido no IFPR Campus Paranaguá. Sua principal justificativa é dada pela necessidade intrínseca ao instituto de criar uma rede de interação com a comunidade local. O objetivo é contribuir para a criação de canais de comunicação entre o IFPR e a comunidade escolar local. As narrativas cruzadas referem-se às possibilidades de encontros para se conhecer e reconhecer o valor do trabalho de professores que atuam na comunidade. O projeto contribui nesse sentido para a construção de pontos de solidariedade entre o instituto e as escolas locais. Como metodologia, o projeto, em sua totalidade, tem as seguintes etapas: a) estudo do de reconhecimento nas práticas sociais e nas lutas pela dignidade no mundo atual, destacando o sofrimento causado pelo não reconhecimento, pela invisibilidade pela ausência de estima social experimentado pelas pessoas; ii) contato com escolas para identificar pessoas e práticas que a comunidade indica como dignas de serem divulgadas e re/conhecidas; iii) promover um evento no IFPR-Campus Paranaguá com a participação de professores das escolas locais para apresentação e divulgação de projetos com os quais atuam; iv) entrevistar trabalhadores da comunidade no sentido de divulgar suas contribuições profissionais aspectos de sua formação acadêmica e na prática. Especificamente, este trabalho se refere ao reconhecimento nas práticas sociais relativas aos projetos desenvolvidos nas escolas. Atividades do projeto: i) questionário para identificar a percepção do reconhecimento profissional na comunidade; ii) organização de um “fórum” para debates de projetos desenvolvidos em escolas da região; divulgação do resultado das apresentações e debates dos projetos. Resultados: i) o projeto teve início em meados do primeiro semestre e já contou com orientações e debates sobre a prática do reconhecimento no âmbito dos projetos escolares; ii) a criação de um uma página na internet para divulgação da agenda e materiais do evento; iii) discussão sobre o calendário e a logística do evento.

PALAVRAS-CHAVE: Reconhecimento; Projetos escolares; Narrativas.