Criação de um carrinho de apoio à realização de atividades do projeto práticas saudáveis no Câmpus Paranaguá.

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  • Andre Luis França
  • Amanda Blankenburg Borges
  • Euclides Alexandre Bernardelli
  • Ezequiel Antonio de Moura
  • Orientador – ezequiel.moura@ifpr.edu.br

 

 

RESUMO

Através do Projeto Práticas Saudáveis no Campus Paranaguá são desenvolvidas diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inclusão social. Vários espaços do Campus são manejados através de atividades do projeto, como a horta comunitária, uma mandala de plantas medicinais,a compostagem de resíduos orgânicos e um espaço educativo em uma área verde do Campus. Para manejar estes espaços se mostrou necessário um equipamento motorizado (um mini-trator com uma pequena carreta) para transportar as ferramentas necessárias à realização das atividades práticas, carregar adubo para a horta, as bombonas de resíduos orgânicos para o local da compostagem etc. Havia no Campus um trator de cortar grama desativado há muito tempo, com as estruturas de corte completamente danificadas e com problemas na parte elétrica e mecânica (em virtude do trator ter sido deixado exposto ao sol e chuva). Então, os bolsistas estudaram o manual do trator e começaram a recuperar o equipamento, retiraram a parte de corte de grama danificada e o transformaram em um carrinho de tração para servir de apoio as atividades do projeto práticas saudáveis. Inicialmente foi feita uma limpeza completa, troca de óleo e de filtro de combustível. Paralelamente começou-se a projetar uma adaptação em um carrinho-plataforma, já disponível no Campus, para engatá-lo no trator e fazer uma espécie de “carretinha”. O carro plataforma é baixo, tem forma retangular e sem estruturas laterais (paredes), apenas uma base sobre quatro rodas. Possui um puxador manual, mas para conectar no trator necessitaria de um engate, que foi planejado e construído pelos bolsistas com o apoio de professores. Necessitávamos também da construção de uma proteção lateral no carrinho-plataforma para carregar diversos tipos de materiais, sem cair pelas laterais. Estas duas adaptações exigiram criatividade e conhecimentos técnicos dos bolsistas do projeto e que em virtude de serem estudantes do Curso Técnico em Mecânica, utilizaram conhecimentos das disciplinas tanto para elaborar os desenhos técnicos dos dispositivos, quanto para a execução da construção dos projetos. além de contarem com o apoio de professores da área de Mecânica. Para realizar este projeto, foram necessários habilidades de desenhos técnicos, uso de software (solidworks), conhecimentos sobre resistência de materiais e tratamento de superfícies metálicas. As despesas com materiais foram mínimos e custeadas com recursos do Programa de Bolsas de Extensão do IFPR (Edital 001/2014 – PROEPI). Utilizou-se um pedaço de chapa de aço disponível no laboratório de soldagem para construção do engate, e para a proteção lateral do carrinho, uma grade, cantoneiras e outra chapa de aço usadas. O engate do trator foi construído dobrando uma chapa em formato de “S” e feito os furos necessários em uma furadeira de bancada. A lateral do carrinho está sendo construída através de uma armação com cantoneiras de ferro, um pedaço de grade e uma chapa de aço que servirá, ao mesmo tempo, de tampa traseira e rampa para o carrinho. Assim, este projeto possibilitou uma oportunidade de ensino-aprendizagem que envolveu estudantes e professores no desafio de exercitar a criatividade e aplicar conhecimentos técnicos para atender uma demanda do projeto.

PALAVRAS-CHAVE: Criatividade; Conhecimentos Técnicos; Adaptações Mecânicas.