Projeto A.V.I.A.O – Ambiente virtual inteligente de aprendizagem orientada.

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RESUMO

O ensino de matemática nas escolas brasileiras, há anos, tem obtido resultados inferiores ao esperado, muito aquém do ideal. No ensino médio, parte das dificuldades decorrem da falta de pré-requisitos importantes por parte dos alunos, o que compromete a sequência do aprendizado. As “lacunas” na formação matemática são especialmente prejudiciais uma vez que impedem o aprendizado de conteúdos subsequentes. Com isso, frequentemente a rotina do professor em sala de aula envolve identificar e trabalhar pré-requisitos para possibilitar aos alunos o aprendizado de novos conteúdos. Por outro lado, uma geração perfeitamente adaptada ao universo digital e às tecnologias emergentes , cada vez mais, tem utilizado a internet para buscar outras fontes e recursos de aprendizado. Nesse contexto, diversas plataformas vêm sendo desenvolvidos e ganhando notoriedade. É comum a procura por vídeo aulas e uso de programas para aprendizado de idiomas. Este trabalho tem sido motivado pela possibilidade de se criar um aplicativo para o estudo de matemática, baseado exclusivamente na resolução exercícios, que possa identificar falhas na formação do aluno e entregar conteúdo instrucional direcionado. O ponto chave e principal diferencial do sistema aqui proposto, em relação a outros disponíveis, é a forma como o conteúdo instrucional é concebido, estruturado e disponibilizado ao usuário. A ideia é sugerir exercícios, um de cada vez, para o usuário resolver. Caso não consiga encontrar uma alternativa, o usuário poderá acessar dicas de resolução ou tópicos de conteúdo. As dicas são pequenos textos que fornecem um “caminho” para a resolução da questão, mas sem apresentar a resolução explícita. Todos os textos, como as dicas ou o enunciado do exercícios, contêm links para tópicos de conteúdos. Os tópicos são pequenos textos, que tem como objetivo lembrar ao usuário algum conceito ou fórmula, para que este possa prosseguir na resolução sem perder o foco. Algumas informações de utilização do sistema são armazenadas e usadas para apresentar os próximos exercícios, reforçando pontos de dificuldade e evitando conteúdos já dominados. A elaboração das dicas (disponibilizadas em três diferentes níveis de detalhamento) não é uma tarefa fácil, pois requer domínio do conteúdo e habilidade para conduzir ao raciocínio necessário para resolver o exercício sem oferecer a solução explicitamente. Espera-se, ao final desse projeto, obter um sistema para estudo de matemática diferenciado, atraente, identificar falhas no aprendizado e oferecer conteúdo específico e direcionado. O projeto encontra-se em fase de elaboração de conteúdo instrucional, uma vez que o sistema esteja disponível serão conduzidos testes de uso, visando obter informações sobre a sua eficácia.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem Ubíqua; Tecnologias Educacionais; Educação Matemática.