Experimentoteca virtual como ferramenta didática para educação científica e ambiental.

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RESUMO

A educação científica voltada às questões ambientais de maneira que problematize situações cotidianas voltadas à prática ambiental, são muito importantes para a efetivação da educação ambiental como prática interdisciplinar no currículo escolar. O objetivo deste trabalho é disponibilizar um espaço online para professores e estudantes com atividades de experimentação científica e que abordem problematizações ambientais. O trabalho da estruturação e disponibilização da experimentoteca integra um projeto de extensão intitulado “Formação continuada de professores de Biologia/Ciências”. Este projeto disponibiliza um espaço virtual, chamado de Experimentoteca Ambiental para que professores e estudantes façam interação em um espaço de divulgação científica a partir de troca de experiências de professores da região litorânea da rede pública de educação do estado do Paraná. O espaço online é destinado tanto aos docentes quanto estudantes, onde é possível consultar e trocar roteiros, vídeos e fotos de experimentos que podem ser reproduzidos, além de material de apoio como artigos e textos. Após disponibilização do espaço online observou-se pouca visitação. Mas quando foi compartilhada em uma rede social para ampliar a divulgação, o número de acessos mostrou que a ferramenta de divulgação foi eficiente, pois, em três dias de divulgação a experimentoteca teve 509 visualizações. Pretende-se avaliar mais profundamente a eficiência da divulgação das redes sociais por meio de questionários, pois o fato de apenas visitar o site não indica necessariamente o seu uso, por isso a divulgação e interação será ampliada no andamento do projeto. Este espaço virtual oportuniza trocas de experiências e consequentemente poderá refletir na qualidade de ensino, pois os professores poderão ter mais espaços de apoio e troca que subsidie a adoção de metodologias voltadas à pratica experimental, promovendo a divulgação do saber científico e assim aprimorando o conhecimento ambiental.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Científica; Experimentoteca Ambiental; Metodologia – Ciências; Educação Ambiental.

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