Dissertar na escola e para a escola, o que se tem dito por aí? Sobre a produção escrita de textos dissertativos em ambiente escolar.

[menu name=”Anais”]

  • Maria Eduarda de Oliveira Santos
  • Lucas Gonçalves Carneiro
  • Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha
  • Orientadora – rosana.padilha@ifpr.edu.br

RESUMO

O projeto “Dissertar na escola e para escola, o que se tem dito por aí? Sobre a produção escrita de textos dissertativos em ambiente escolar” visa conhecer as condições de produção escrita dos alunos de ensino médio técnico integrado a educação profissional. No nosso campus IFPR Paranaguá, é constante a reclamação dos professores sobre produção de escrita dos alunos, logo, é de grande importância que haja um projeto que busque entender e ajudar a melhorar esse quadro. Para que isso possa ser realizado, objetivou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que buscará realizar um estado da arte sobre o tema “a escrita escola e para a escola”. Dessa forma, os objetivos do projeto de pesquisa são basicamente levantar em teses, dissertações e artigos o que já foi discutido sobre o tema, e com isso aproximar-se das discussões e compreensões sobre o mesmo. A metodologia utilizada é a busca e tratamento sistematizado de teses, dissertações e artigos científicos, nos bancos de dados da Capes e do Scielo, sobre o grande tema e subtemas a ele relacionados. As atividades de levantamentos e leituras são realizadas pelos bolsistas em parceria com o orientador. São dividas as atividades em 6 horas semanais, toda semana o bolsista vai à sala do orientador para entregar as atividades feitas durante a semana e discutir quais serão as atividades futuras. Até o momento, a pesquisa tem sido realizadas conforme o planejado e a fase inicial da pesquisa bibliográfica encontra-se em conclusão. Quanto à formação dos discentes que participam do projeto, há que se observar, ainda, que o tem-se proporcionado experiência em pesquisa bibliográfica, leitura, interpretação e produção de textos, além de proporcionar um conhecimento do próprio processo de pesquisar, o que é importante para sua formação profissional.

PALAVRAS-CHAVE:  Pesquisa Bibliográfica; Escrita; Letramento informacional.