Narrativas cruzadas: resgates de trajetórias de formação e atuação profissional.

[menu name=”Anais”]

RESUMO

O Instituto Federal tem sido considerado um “modelo de educação profissional e tecnológica”, tal como é afirmado em sua Concepção e Diretrizes. O Instituto é um espaço de “estar juntos”, sendo referencia para negociação e troca de sentidos, indo “para além do espaço institucional”. Assim, a formação profissional e tecnológica não se dissocia do compromisso de fomentar “uma vivencia mais democrática”. Esse desafio do Instituto federal justificou a proposição do projeto intitulado Narrativas cruzadas: construindo reconhecimento desenvolvido no IFPR Campus Paranaguá. O objetivo do projeto é criar canais de comunicação entre o IFPR e a comunidade local. A proposta de narrativas e reconhecimento se deve a ideia de trazer pessoas da comunidade para partilhar suas trajetórias de formação e atuação profissional, propiciando ao Instituto conhecer divulgar práticas já estabelecidas na sociedade local. Trata-se de promover reconhecimento, no sentido de propiciar que a contribuição profissional das pessoas seja valorizada possibilitando experiências de fortalecimento da estima social associada à forma como trabalhadores adquiram suas habilidades e atuam profissionalmente. O projeto contribui nesse sentido para a construção de uma rede de solidariedade. O percurso metodológico do projeto tem as seguintes etapas: i) estudo do de reconhecimento nas práticas sociais e nas lutas pela dignidade no mundo atual, destacando o sofrimento causado pelo não reconhecimento, pela invisibilidade pela ausência de estima social experimentado pelas pessoas; ii) contato com escolas para identificar pessoas e práticas que a comunidade indica como dignas de serem divulgadas e re/conhecidas; iii) promover um evento no IFPR-Campus Paranaguá com a participação de professores das escolas locais para apresentação e divulgação de projetos com os quais atuam; iv) entrevistar trabalhadores da comunidade no sentido de divulgar suas contribuições profissionais aspectos de sua formação acadêmica e na prática. Atividades do projeto: i) questionário para identificar a percepção do reconhecimento profissional na comunidade; iii) entrevistar com profissionais da comunidade; iii) filmagem e gravação e edição das entrevistas de aspectos da trajetória profissional relevantes para o projeto; criação de um canal na internet para a divulgação do material produzido pelo projeto. Resultados: O projeto teve início em meados do primeiro semestre e já contou com orientações e debates sobre a prática do reconhecimento no âmbito da formação profissional; com a criação de um canal e uma página na internet para divulgação de matérias e eventos; com a discussão de roteiros de entrevistas e abordagem das pessoas que vão participar.

PALAVRAS-CHAVE: Reconhecimento; Vida Profissional; Trajetórias de Formação.