Criação de um projeto para instalações de infraestruturas no laboratório “vivo” do IFPR Câmpus Paranaguá.

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  • Juliano Adib Ribas de Moraes
  • Monica Tayna Ferreira Dos Santos
  • Amanda Blankenburg Borges
  • Andre Luis França
  • Ezequiel Antonio de Moura
  • Marluz Fernando Jonsson
  • Monica Tayna Ferreira Dos Santos
  • Aline Miranda Barbosa
  • Orientadora – aline.barbosa@ifpr.edu.br

RESUMO

Laboratórios são espaços que facilitam o processo de ensino-aprendizagem, bem como possibilitam a geração de novos conhecimentos e técnicas. O IFPR possui diversos laboratórios que proporcionam aos estudantes a oportunidade de conhecer, praticar inovar, de acordo com seus cursos e habilidades almejadas. O Campus Paranaguá possui um laboratório ao ar livre, também como espaço de ensino-aprendizagem e de geração de novos conhecimentos e técnicas, conhecido e reconhecido como Laboratório Vivo. Esse laboratório é utilizado principalmente pelos cursos do Eixo de Recursos Naturais e por projetos PBIS e de extensão que estão construindo uma horta comunitária, compostagem de resíduos orgânicos, mandala de plantas medicinais e uma estufa. Serão instaladas em breve algumas infra-estruturas neste Laboratório, como uma unidade modular (container) para processamento de alimentos, um depósito de ferramentas, um toldo para servir de abrigo aos usuários, entre outras. Estas instalações serão feitas com o apoio do Campus e acompanhamento de um engenheiro do IFPR. A definição do local apropriado para instalação de cada infra-estrutura e as propostas de como deverão ser construídas passou por um processo de criatividade e aplicação de conhecimentos técnicos. O projeto das instalações iniciou a partir da iniciativa de estudantes do curso técnico integrado em Mecânica do Campus Paranaguá com o intuito de utilizar materiais disponíveis no próprio Campus para diminuir os custos financeiros do projeto. As construções incluem: um piso que servirá de base para alocação de um container a ser adquirido em breve com recursos de projeto de extensão aprovado junto à PROEPI; um toldo para servir de abrigo do sol e da chuva, a ser construído utilizando as ferragens retiradas de guaritas desativadas do Campus; um piso intertravado no local mais utilizados pelos usuários do Laboratório Vivo, com a utilização de “pavers” já disponíveis no Campus; suporte do tipo “parreiral” com palanques e telas que serão retirados de cercas não mais necessárias dentro do Campus e servirá para plantio de plantas trepadeiras na horta; instalação de uma base de caixa d água e reservatório para implantação de um sistema de irrigação para canteiros de hortaliças; construção de um depósito em alvenaria para guardar as ferramentas que são utilizadas para manejo da horta; dentre outras propostas de infraestruturas. O projeto proporcionou aos estudantes da Mecânica aplicarem conhecimentos já aprendidos em sala de aula e outros relacionados ao curso que tiveram que pesquisar. Para realizar este projeto, foram necessários habilidades de desenhos técnicos, uso de software (solidworks), conhecimentos sobre resistência de materiais e tratamento de superfícies metálicas, conhecimentos na área de hidráulica para pensar a melhor maneira de dispor os encanamentos para irrigação e de bombear a água do reservatório para a caixa d’água, dentre outros conhecimentos e habilidades. Assim, um projeto que poderia ser meramente técnico transformou-se em uma oportunidade de ensino-aprendizagem que envolveu estudantes e professores no desafio de exercitar a criatividade para atender uma demanda que possibilitará o melhor desenvolvimento de atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão no Laboratório Vivo.

PALAVRAS-CHAVE: Infraestruturas; Conhecimentos técnicos; Criatividade.