Uma experiência sobre a padronização das avaliações de matemática no IFPR-Paranaguá.

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  • Jordanis Kyriazidis
  • Thiago da Silva Sousa
  • Ana Paula Piantoni Gonçalves
  • Orientadora – ana.goncalves@ifpr.edu.br

RESUMO

As deficiências no ensino de matemática têm colocado o Brasil há anos entre os piores do mundo em ranking global. Este cenário revela a necessidade imediata de se sugerir alternativas para melhorar os resultados da aprendizagem. A avaliação, neste contexto, é essencial e indissociável à prática educativa, pois é por meio dela que o professor acompanha o progresso de seus alunos e verifica se há necessidade de repensar sua ação pedagógica. Quanto ao aluno, a avaliação permite que ele saiba como está seu desempenho, bem como se existem lacunas no seu aprendizado às quais ele precisa estar atento. No entanto, os alunos geralmente não se sentem confortáveis ou motivados para realizar as avaliações. Muitas vezes, os estudantes manifestam o sentimento de que o professor quer castigá-lo ou prejudicá-lo ao fazer uma “prova difícil” e sentem ansiedade por não saber “o que vai cair”. Por outro lado, ao participarem de olimpíadas de matemática ou simulados de vestibular, esses sentimentos dão lugar à empolgação e interesse. Os alunos realizam essas provas com satisfação e ávidos por conhecerem seus e desempenhos, ficam interessados e procuram os professores a fim de esclarecerem dúvidas. Aparentemente o aluno é mais receptivo ao conhecimento ao realizar avaliações que são elaboradas por um terceiro, e não pelo professor que ministra o conteúdo. Assim, neste projeto, propõe-se uma experiência a fim de observar o efeito que a padronização das avaliações exerce sobre a motivação e o desempenho dos alunos. A ideia é elaborar um banco de questões, cuidadosamente selecionadas por uma banca, incluindo soluções comentadas, e ferramentas para gerenciar o conteúdo a partir do qual serão geradas as provas. Pretende-se disponibilizar este banco de questões e as resoluções comentadas aos alunos, para consulta e estudo e analisar a influência que esta abordagem exerce sobre relação professor-aluno e ensino-aprendizagem visando melhorar a motivação e interesse dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE: Padronização de Avaliações; Banco de Questões; Gerador de Provas.