Experiências de física para o ensino da propagação de calor: relato de uma ação do PIBID.

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  • Nicolas Rosa
  • Renan Bogler Souza
  • Loriete Marques Henrique
  • Jane Rosa
  • Orientadora – jane.rosa@ifpr.edu.br

RESUMO

O presente trabalho apresenta um relato da experiência de uma intervenção didática e metodológica nas aulas de Física, realizada com os estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Porto Seguro. A atividade foi acompanhada pela professora de Física da escola, mas foi planejada e ministrada pelos licenciandos do Curso de Física, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do IFPR Câmpus Paranaguá. O principal objetivo das atividades propostas no PIBID, consiste em desenvolver aulas experimentais, utilizando materiais de baixo custo e também fazendo uso dos materiais que estão disponíveis na própria escola. O Projeto visa acrescentar novas propostas de ensino no cotidiano escolar, a fim de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa dos conceitos da Física. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido foi direcionado aos conteúdos abordados no estudo da Termologia, tais como: calor, temperatura e os processos de propagação de calor – convecção, irradiação e condução. Buscou-se trabalhar com os termômetros disponíveis no laboratório de ciências da escola, e além disso os licenciandos construíram um conjunto de experimentos utilizando materiais simples e comuns no cotidiano dos estudantes, como por exemplo: lâmpada, lata de refrigerante, isopor, fio de cobre e cano de PVC. As aulas foram planejadas e realizadas com o objetivo de mostrar a Física como uma ciência aplicada no cotidiano dos estudantes, e capaz de explicar os fenômenos da natureza. No contexto da temática estudada, e a partir da realização das atividades práticas, discutiu-se a contextualização dos conceitos físicos com os fenômenos naturais e com os equipamentos tecnológicos, como por exemplo: o efeito estufa, o cozimento de alimentos, equipamentos utilizados nas residências os quais usam a radiação solar para o aquecimento da água, o movimento das massas de ar e as mudanças climáticas, etc. Durante o desenvolvimento das aulas, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com os experimentos, responderam algumas questões referentes as observações e apresentaram exemplos cotidianos nos quais esses conceitos físicos são aplicados. Algumas atividades complementares e encenações teatrais foram acrescentadas ao longo das aulas, a fim de apresentar a Física de forma lúdica e promover um ambiente mais descontraído para auxiliar na aprendizagem dos estudantes. Com uma abordagem tanto experimental quanto teórica, os alunos foram incentivados a observar e identificar as aplicações dos conceitos da Física no seu dia a dia, e assim puderam ampliar seus conhecimentos científicos e sua visão de mundo. A equipe do PIBID acredita que a partir de ações como essa, é possível contribuir positivamente com o Ensino de Física nas escolas, e principalmente com a formação inicial do futuro professor, o qual terá um papel fundamental para promover mudanças na realidade do ensino desta ciência, buscando superar o desinteresse dos alunos e mostrando que a Física tem sentido e faz parte do contexto da vida.

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Física; Atividade Experimental; Propagação de Calor; PIBID.